Inclusão, Diversidade e Aprendizagem em Computação: Empresa Júnior como Espaço de Desenvolvimento Social - Documentos Google
Resumo
Nas últimas décadas, a área da tecnologia da informação tem sido marcada pela presença majoritária de homens e pessoas de alta renda, cenário que se reflete no ensino superior, onde a inclusão de grupos sub-representados é um desafio persistente. Este artigo tem como objetivo analisar a atuação da primeira Empresa Júnior de Ciência da Computação do estado do Rio Grande do Norte (RN), investigando seu impacto na formação acadêmica, diversidade e inclusão de seus membros. Com abordagem quantiqualitativa, foram aplicados questionários e entrevistas a estudantes, membros e ex-membros da EJ, com foco em grupos minorizados. Os dados revelam um ambiente acolhedor e colaborativo, com benefícios técnicos, comportamentais e sociais, além de reconhecer barreiras de entrada enfrentadas por estudantes externos. Os resultados reforçam o potencial das EJs como espaços de equidade e inclusão, destacando seu valor como modelo replicável para fortalecer a diversidade na área de computação.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
S. JUNIOR, Antonio R. da; LIRA, Ingrid G. C.; IZIDIO, Tállyson E. R.; MORAIS, Ceres G. B.; LOPES, Maximiliano A. da S.; A. FILHO, Sebastião E..
Inclusão, Diversidade e Aprendizagem em Computação: Empresa Júnior como Espaço de Desenvolvimento Social - Documentos Google. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 6. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 286-295.
ISSN 2763-8707.
DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2025.9180.
