Inclusão, Diversidade e Aprendizagem em Computação: Empresa Júnior como Espaço de Desenvolvimento Social - Documentos Google

  • Antonio R. da S. Junior UERN
  • Ingrid G. C. Lira UERN
  • Tállyson E. R. Izidio UERN
  • Ceres G. B. Morais UERN
  • Maximiliano A. da S. Lopes UERN
  • Sebastião E. A. Filho UERN

Resumo


Nas últimas décadas, a área da tecnologia da informação tem sido marcada pela presença majoritária de homens e pessoas de alta renda, cenário que se reflete no ensino superior, onde a inclusão de grupos sub-representados é um desafio persistente. Este artigo tem como objetivo analisar a atuação da primeira Empresa Júnior de Ciência da Computação do estado do Rio Grande do Norte (RN), investigando seu impacto na formação acadêmica, diversidade e inclusão de seus membros. Com abordagem quantiqualitativa, foram aplicados questionários e entrevistas a estudantes, membros e ex-membros da EJ, com foco em grupos minorizados. Os dados revelam um ambiente acolhedor e colaborativo, com benefícios técnicos, comportamentais e sociais, além de reconhecer barreiras de entrada enfrentadas por estudantes externos. Os resultados reforçam o potencial das EJs como espaços de equidade e inclusão, destacando seu valor como modelo replicável para fortalecer a diversidade na área de computação.

Referências

ADAMS, J. S. Toward an understanding of inequity. Journal of Abnormal and Social Psychology, v. 67, n. 5, p. 422-436, 1963.

AGUIAR, Bárbara Guedes; TEIXEIRA, Flaviana Tavares Vieira; SANT'ANNA, Antônio Genilton. Extensão universitária em empresas juniores: desenvolvendo competências em complemento à formação superior. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1, p. 1-18, 2021.

BORGES, Alice et al. Participação feminina na empresa júnior de computação-CJr da Universidade de Brasília. In: Women in Information Technology (WIT). SBC, 2021. p. 161-169.

Brasil Júnior (2024). Planejamento Estratégico da Rede 2022-2024, [link].

COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p. 128-152, 1990.

DESANCTIS, G.; POOLE, M. S. Capturing the complexity in advanced technology use: Adaptive structuration theory. Organization Science, v. 5, n. 2, p. 121-147, 1994.

FREITAS, L. C. Teoria crítica e educação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, p. 156-170, 2002.

IBGE (2022). Censo Demográfico 2022: Características da População e dos Domicílios. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

JÚNIOR, Valdir Machado Valadão; DE ALMEIDA, Rafaela Campos; DE OLIVEIRA MEDEIROS, Cintia Rodrigues. Empresa Júnior: espaço para construção de competências. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 665-695, 2014.

POTÊNCIAS Negras Tec. Pesquisa Potências Negras Tec 2022. [evento online] 2022.

PRETALAB. Report PretaLab 2022: Mulheres Negras na Tecnologia. Rio de Janeiro: Olabi, 2022.

PwC; INSTITUTO LOCOMOTIVA. Abismo Digital: desigualdades no acesso à internet no Brasil. São Paulo, 2022.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. 5. ed. New York: Free Press, 2003.

SANTO Caos (2022). Exclusão e invisibilidade no mercado de TI: um estudo sobre a comunidade LGBTQIA+. Revista de Diversidade e Inclusão, 5(1), 25-34.

SCHEIN, E. H. Coming to a new awareness of organizational culture. Sloan Management Review, v. 25, n. 2, p. 3-16, 1984.

SERASA EXPERIAN. Mulheres na Tecnologia: Participação e Desigualdades. São Paulo, 2023.

SPIZZIRRI, G., Eufrásio, R.Á., Abdo, CHN et al. Proporção de adultos ALGBT brasileiros, características sociodemográficas e violência autorrelatada. Sci Rep 12 , 11176 (2022). DOI: 10.1038/s41598-022-15103-y.

ZILIOTTO, Denise Macedo; BERTI, Ariete Regina. A aprendizagem do aluno inserido em empresa júnior. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 210-217, 2012.
Publicado
20/07/2025
S. JUNIOR, Antonio R. da; LIRA, Ingrid G. C.; IZIDIO, Tállyson E. R.; MORAIS, Ceres G. B.; LOPES, Maximiliano A. da S.; A. FILHO, Sebastião E.. Inclusão, Diversidade e Aprendizagem em Computação: Empresa Júnior como Espaço de Desenvolvimento Social - Documentos Google. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 6. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 286-295. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2025.9180.