Orientação Profissional Baseada em Dados: Um Guia para Escolher a Carreira Ideal
Resumo
Esta pesquisa explora o uso de dados abertos, atividades práticas e reflexão pessoal como abordagem para orientar jovens na escolha de suas carreiras profissionais. Baseando-se em informações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Censo da Educação Superior, o estudo culmina na criação de um guia prático, apresentado na forma de um livro. O guia oferece painéis interativos que apresentam detalhadamente os cargos formais, cursos de graduação e remunerações no Brasil, além de propor atividades reflexivas que auxiliam os leitores a alinhar suas preferências pessoais às exigências do mercado de trabalho. Um componente essencial do guia é o Painel de Bordo, que estrutura e acompanha o processo de tomada de decisão profissional dos leitores.
Palavras-chave:
Escolha da Profissão, Orientação Vocacional, Dados Abertos
Referências
Brown, T. et al. (2008). Design thinking. Harvard business review, 86(6):84.
Campos, N. d. S. and Alvares, R. V. (2024). Escolha da profissão: um Guia Prático. Conhecendo cursos de graduação, cargos e remunerações do mercado de trabalho regional. Publicação Independente, 1 edition.
Da Educação, M. (2022). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.
de Paula Lopez, R. (2022). Projeto de vida e as dez competências gerais da BNCC inseridas na educação. Simplíssimo.
Kolb, D. A. (2014). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. FT press.
Leite, C., Rodrigues, S. V., and Teixeira, D. N. (2024). Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da universidade do porto (portugal). Práxis Educativa, 19:1–22.
Osterwalder, A. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons, 1th edition.
Vaz, K. C. d. S. (2022). Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior. Doutorado em sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília.
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Osterwalder, A. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons, 1th edition.
Vaz, K. C. d. S. (2022). Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior. Doutorado em sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília.
Publicado
09/10/2024
Como Citar
CAMPOS, Nathielly de Souza; ALVARES, Reinaldo Viana; LOUTFI, Marcelo Soares.
Orientação Profissional Baseada em Dados: Um Guia para Escolher a Carreira Ideal. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 3. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-7.
DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2024.245045.