Visualização de Dados na Plataforma Conecta PNE: Desafios e Modificações

Resumo


O presente artigo descreve o processo de análise e sugestão de novos gráficos e visualizações para a Conecta PNE, uma plataforma do Ministério da Educação que apoia o monitoramento do Plano Nacional de Educação e os planos subnacionais de Educação do Brasil. A análise leva em consideração a Semiologia Gráfica proposta por Bertin, discute sobre neutralidade dos dados e baseia-se em estudos brasileiros sobre visualização de dados para refazer as escolhas visuais do projeto. Como resultado, temos o comparativo das versões e suas melhorias.

Palavras-chave: visualização de dados, pne, MEC, gráficos, educação

Referências

Bertin, J. (2010) "Semiology of Graphics: diagrams, networks, maps". California: Esri Press, 2010.

Cunha Lima, R.; Miranda, E.; Ranoya, G.; Andrade, R. e Medeiros, R. (2022) "Novas frentes de pesquisa em visualização da informação - os caminhos e as questões que desaguam no Laboratório de Visualização e Sentidos do Nordeste". São Paulo: Blucher.

Giannella, J; Medeiros, R.P (Orgs). (2023) "Dataviz em perspectiva: ensino e prática profissional da visualização da dados no design brasileiro". Rio de Janeiro: Editora Rio Books, ISBN: 859497082X.

Medeiros, R. P. (2023) "Proposta metodológica para disciplinas de projeto de visualização de dados", In: Giannella, J; Medeiros, R.P (Orgs). Dataviz em perspectiva: ensino e prática profissional da visualização da dados no design brasileiro. p. 72. Rio de Janeiro: Editora Rio Books. ISBN: 859497082X.

Prado, J. C; Marzal, M.A. (2013) “Incorporating Data Literacy into Information Literacy Programs: Core competencies and contents”. Libri, v. 63, n. 2, p. 123-134.
Publicado
09/10/2024
MEDEIROS, Rodrigo Pessoa; ALVES, Gabriel; FALCÃO, Taciana Pontual; PALOMINO, Paula; UEHARA, Misa; RODRIGUES, Ebony; MELLO, Rafael. Visualização de Dados na Plataforma Conecta PNE: Desafios e Modificações. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 3. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 8-15. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2024.245081.