Dark Patterns nos marketplaces: uma Investigação com Base nas Reclamações dos Consumidores

Resumo


Com a disseminação de sistemas interativos em ambientes de trabalho e sociais, a usabilidade se tornou uma parte essencial no desenvolvimento de novos sistemas, influenciando a experiência do usuário. Este trabalho apresenta um estudo sobre Dark Patterns em marketplaces, com o objetivo de identificar como a interface contribuiu para a manipulação do usuário. Foram obtidos 179 registros de reclamações de um site específico para essa finalidade. As reclamações foram analisadas utilizando a técnica de Análise Qualitativa Dedutiva, o que permitiu identificar o uso sistemático e combinado de diversos Dark Patterns.

Palavras-chave: Marketplaces, Dark Patterns, Interação Humano-Dados

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Publicado
09/10/2024
OLIVEIRA, Thiellen Caroline de; COLETI, Thiago Adriano; MORANDINI, Marcelo; BALANCIERI, Renato; OLIVEIRA, André Luiz de. Dark Patterns nos marketplaces: uma Investigação com Base nas Reclamações dos Consumidores. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 3. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 39-45. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2024.245492.