ASCIIMATH e SONORAMAT: A aprendizagem da matemática por deficientes visuais no ambiente online com o uso de tecnologias digitais

Resumo


O Ensino a Distância (EAD) está cada vez mais popular, especialmente no ensino de matemática. Esta pesquisa investiga a aceitação de ferramentas digitais, como o ASCIIMATH e SONORAMAT, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como base o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Professores-alunos de um curso nacional de Aplicação de Ferramentas Computacionais para Apoio ao Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual foram estudados. A metodologia incluiu uma etapa qualitativa de estudo de caso e uma etapa quantitativa com questionários. Os resultados indicam a importância das tecnologias assistivas no ensino de matemática. Os resultados desta investigação permitiram conhecer melhor o fenômeno de adoção de tecnologias assistivas, e assim elaborar estratégias de melhoria ao ensino inclusivo, para reduzir a evasão e melhorar a captação de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem.

Palavras-chave: acessibilidade, deficiência visual, tecnologias assistivas

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Andreza C.; DIAS, Angélica. ASCIIMATH e SONORAMAT: A aprendizagem da matemática por deficientes visuais no ambiente online com o uso de tecnologias digitais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 93-102. DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245660.