ASCIIMATH e SONORAMAT: A aprendizagem da matemática por deficientes visuais no ambiente online com o uso de tecnologias digitais
Resumo
O Ensino a Distância (EAD) está cada vez mais popular, especialmente no ensino de matemática. Esta pesquisa investiga a aceitação de ferramentas digitais, como o ASCIIMATH e SONORAMAT, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como base o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Professores-alunos de um curso nacional de Aplicação de Ferramentas Computacionais para Apoio ao Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual foram estudados. A metodologia incluiu uma etapa qualitativa de estudo de caso e uma etapa quantitativa com questionários. Os resultados indicam a importância das tecnologias assistivas no ensino de matemática. Os resultados desta investigação permitiram conhecer melhor o fenômeno de adoção de tecnologias assistivas, e assim elaborar estratégias de melhoria ao ensino inclusivo, para reduzir a evasão e melhorar a captação de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem.
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