Arquitetura Pedagógica para Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Proposta Baseada na Gamificação Inclusiva
Resumo
Este trabalho apresenta trechos de uma dissertação de Mestrado em Educação, que tem como finalidade desenvolver uma Arquitetura Pedagógica voltada para capacitar professores no uso da gamificação no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão e considerando o aumento das matrículas de estudantes com TEA, a pesquisa busca criar e avaliar métodos pedagógicos inovadores, utilizando o videogame “Alfagame” como ferramenta tecnológica para promover uma educação inclusiva.
Palavras-chave:
Arquitetura Pedagógica, Gamificação, Transtorno do Espectro Autista
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANTOS, Bianca Goulart dos; MACHADO, Leticia Sophia Rocha.
Arquitetura Pedagógica para Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Proposta Baseada na Gamificação Inclusiva. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 146-155.
DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245566.