GeoMeta: Realidade Virtual e Aumentada no Ensino De Geometria

  • Walter dos Santos Oliveira Júnior UFPA
  • Leonardo da Conceição Estevam UFPA
  • Bárbara Chagas da Silva UFPA
  • Juliana Valente Silva UFPA
  • Mira Caroline Milen Viég Reis UFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


O GeoMeta é uma aplicação educacional que utiliza Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) para criar uma experiência imersiva no ensino de geometria. A motivação por trás do GeoMeta é solucionar os desafios comuns no ensino da geometria, como a abstração dos conceitos e a falta de interesse dos alunos. O objetivo principal deste estudo é apresentar o GeoMeta como uma nova ferramenta de ensino, destacando seu impacto no aprendizado dos alunos por meio de sua implementação em um ambiente de sala de aula virtual e análise estatística dos resultados. Os resultados demonstraram que o GeoMeta resultou em melhorias na compreensão e no progresso dos alunos.

Palavras-chave: Metaverso, jogo digital educacional, Matemática, Geometria

Referências

Umam, K., & Kowiyah, K. (2018). The effect of non-routine geometry problem on elementary students belief in mathematics: A case study. JETL (Journal Of Education, Teaching and Learning), 3(1), 99-103.

Tibúrcio, F., Moreira, W., Schmitt, R., Souza, E., & Silva, C. (2022). O futuro do digital está na conexão com o real: Metaverso e suas implicações sociais e tecnológicas. In Anais do III Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 76-84). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wics.2022.222830

de Classe, T., & de Castro, R. (2023). Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida. In Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, (pp. 16-29). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbsc.2023.229062

Kaviyaraj, R., & Uma, M. (2022, January). Augmented reality application in classroom: an immersive taxonomy. In 2022 4th International Conference on Smart Systems and Inventive Technology (ICSSIT) (pp. 1221-1226). IEEE. doi: 10.1109/ICSSIT53264.2022.9716325.

Kuang, Y., & Bai, X. (2019, August). The feasibility study of augmented reality technology in early childhood education. In 2019 14th International Conference on Computer Science & Education (ICCSE) (pp. 172-175). IEEE. doi: 10.1109/ICCSE.2019.8845339.

Migranov, D. (2021, June). A System for Visualizing the Three-Dimensional Spherical and Elliptic Spaces. In 2021 IEEE 22nd International Conference of Young Professionals in Electron Devices and Materials (EDM) (pp. 507-510). IEEE. doi: 10.1109/EDM52169.2021.9507602.

Fleury, G., Stedile, C., & Ribeiro, M. (2019). Immersive Virtual Environment for Math Aid in the Early Years. In Anais do XXI Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, (pp. 238-242). Porto Alegre: SBC.

Liu, R., Liu, C., & Ren, Y. (2018, July). A virtual reality application for primary school mathematics class. In 2018 International Symposium on Educational Technology (ISET) (pp. 138-141). IEEE. doi: 10.1109/ISET.2018.00038.

Thomsen, L. A., Nilsson, N. C., Nordahl, R., Støvelbæk, K. B., & Mundbjerg-Sunne, C. B. (2023, March). An Immersive Geometry Environment for Mathematics Education: Taxonomy and Preliminary Evaluation. In 2023 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW) (pp. 513-518). IEEE. doi: 10.1109/VRW58643.2023.00112.

Sakkas, K., Tsogka, A., Giannakeas, N., Tzimourta, K. D., Tzallas, A. T., & Glavas, E. (2022, September). Applied Virtual Reality in 3D Geometry. In 2022 7th South-East Europe Design Automation, Computer Engineering, Computer Networks and Social Media Conference (SEEDA-CECNSM) (pp. 1-5). IEEE. doi: 10.1109/SEEDA-CECNSM57760.2022.9932948.

Cao, R., & Liu, Y. (2019, October). Hand controlar: An augmented reality application for learning 3d geometry. In 2019 IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality Adjunct (ISMAR-Adjunct) (pp. 144-149). IEEE. doi: 10.1109/ISMAR-Adjunct.2019.00-60.

Cruzado, J. P., Céspedes, T. L., Coria, G. P. B., & Salazar, J. L. H. (2020, October). Geobook: Mobile App with Augmented Reality for Learning Geometry. In 2020 IEEE Engineering International Research Conference (EIRCON) (pp. 1-4). IEEE. doi : 10.1109/EIRCON51178.2020.9253759.
Publicado
18/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA JÚNIOR, Walter dos Santos; ESTEVAM, Leonardo da Conceição; SILVA, Bárbara Chagas da; SILVA, Juliana Valente; REIS, Mira Caroline Milen Viég; SERUFFO, Marcos César da Rocha. GeoMeta: Realidade Virtual e Aumentada no Ensino De Geometria. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 43-53. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2023.236289.