GeoMeta: Realidade Virtual e Aumentada no Ensino De Geometria

  • Walter dos Santos Oliveira Júnior UFPA
  • Leonardo da Conceição Estevam UFPA
  • Bárbara Chagas da Silva UFPA
  • Juliana Valente Silva UFPA
  • Mira Caroline Milen Viég Reis UFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


O GeoMeta é uma aplicação educacional que utiliza Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) para criar uma experiência imersiva no ensino de geometria. A motivação por trás do GeoMeta é solucionar os desafios comuns no ensino da geometria, como a abstração dos conceitos e a falta de interesse dos alunos. O objetivo principal deste estudo é apresentar o GeoMeta como uma nova ferramenta de ensino, destacando seu impacto no aprendizado dos alunos por meio de sua implementação em um ambiente de sala de aula virtual e análise estatística dos resultados. Os resultados demonstraram que o GeoMeta resultou em melhorias na compreensão e no progresso dos alunos.

Palavras-chave: Metaverso, jogo digital educacional, Matemática, Geometria

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Publicado
18/10/2023
OLIVEIRA JÚNIOR, Walter dos Santos; ESTEVAM, Leonardo da Conceição; SILVA, Bárbara Chagas da; SILVA, Juliana Valente; REIS, Mira Caroline Milen Viég; SERUFFO, Marcos César da Rocha. GeoMeta: Realidade Virtual e Aumentada no Ensino De Geometria. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 43-53. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2023.236289.