O Impacto do Jogo Madden NFL no Aprendizado sobre Futebol Americano em Contexto Brasileiro

  • João L. M. Lima UFC
  • Alysson Diniz dos Santos UFC

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar se o jogo Madden NFL é capaz de gerar aprendizado sobre futebol americano no contexto brasileiro. Para atingir esse objetivo, este estudo compara o resultado obtidos em pré/pós-teste pelo grupo experimental (n=4) em relação a um grupo de controle (n=4), em um questionário sobre o futebol americano compreendendo as categorias: regras, terminologia, layout do campo, sinais oficiais e posição dos jogadores. Os resultados indicam melhoria em todas as categorias analisadas, bem como resultados superiores do grupo experimental em relação ao grupo de controle.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p.

BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p 1. Disponível em: [link]. Acesso em Setembro de 2023.

CNN Brasil. Público gamer cresce e 3 em cada 4 brasileiros consomem jogos eletrônicos.. Disponível em: [link]. Acesso em: Setembro de 2023.

Damatta, Roberto. Universo do futebol: Esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. p. 23.

EA SPORTS. Madden NFL. Electronic Arts. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de junho de 2023.

James, R. (2013). Football rules: Football books for kids – Interactive games and Kindle quiz book edition. Interactive Games.

Jenny, S. E., & Schary, D. (2014). Exploring the effectiveness of learning American football through playing the video game “Madden NFL”. International Journal of Technology in Teaching and Learning, 10(1), 72-87.

Jenny, S.E. et. al. (2017). Learning a sport through video gaming: A mixed-methods experimental study. Loading...: The Journal of the Canadian Gaming Studies Organization, 10(17), 1–21.

Jenny, S.E., Chung, J.J., Krause, J.M. (2022). Sport Video Gaming Versus Direct Instruction: Examining Sport Knowledge and Future Sport Intention. International Journal of Human Movement Science, 16(2), 1-19. https://doi.org/10.23949/ijhms.2022.08.16.2.1. ISSN 1976-4391(Print) / ISSN 2586-078X(Online).

Nichols, James & Claypool, Mark. (2004). The effects of latency on online madden NFL football. Proceedings of the 14th international workshop on Network and operating systems support for digital audio and video (NOSSDAV '04). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 146–151. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1005847.1005879

Valor Econômico. Com 35 milhões de fãs de futebol americano, Brasil pode ser sede de jogos da NFL. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de maio de 2023.

Weber, Ben, John, Michael, Mateas, Michael, & Jhala, Arnav. (2011). Modeling Player Retention in Madden NFL 11. Proceedings of the National Conference on Artificial Intelligence, 2.

Wheelwright, W. (2013). NFL rules quiz book. Andrews UK.
Publicado
18/10/2023
LIMA, João L. M.; SANTOS, Alysson Diniz dos. O Impacto do Jogo Madden NFL no Aprendizado sobre Futebol Americano em Contexto Brasileiro. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 67-75. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2023.236305.