Integração de Periféricos no MiritiBoard VR: Análise de Usabilidade e Preferências
Resumo
Diante do crescimento da Realidade Virtual (VR) em dispositivos móveis, surge a necessidade de aprimorar a experiência do usuário, tornando-a mais atraente. Este artigo estuda a implementação de periféricos no MiritiBoard VR, um headset de baixo custo feito de material vegetal, utilizado no aplicativo educacional GeoMeta para o ensino de geometria com realidade virtual. Dois protótipos foram desenvolvidos: um com controle integrado ao visor e outro com um gamepad externo, ambos conectados ao celular via Bluetooth. Avaliados pelo público por meio do System Usability Scale (SUS). Embora o MiritiBoard VR convencional tenha recebido a melhor pontuação geral, o MiritiBoard com controle integrado foi o mais preferido pelos usuários.
Palavras-chave:
Joystick, Óculos VR, Customização, Usabilidade
Referências
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Publicado
07/10/2024
Como Citar
OLIVEIRA JÚNIOR, Walter dos Santos; CARVALHO, João Francisco Moreira de; ESTEVAM, Leonardo da Conceição; SERUFFO, Marcos César da Rocha; ALVES, André Vinícius Neves; PINTO, Lyanh Vinicios Lopes; CARDOSO, Diego Lisboa; PONTES, Paulo André Ignácio.
Integração de Periféricos no MiritiBoard VR: Análise de Usabilidade e Preferências. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 3. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 25-36.
DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2024.245480.