Jogos Digitais e Padrões de Design: Um Protótipo de Jogo Crítico para Despertar Reflexões sobre Suas Consequências

Resumo


Este artigo propõe uma demonstração no III WIPlay de um protótipo de jogo crítico, fundamentado na Teoria da Autodeterminação (TAD), com o objetivo de verificar se o jogo estimula a reflexão sobre o uso de padrões de design enganadores em jogos digitais. A demonstração incluirá um playtest seguido por uma discussão para identificar problemas e aprimorar o protótipo. A demonstração visa avaliar o conteúdo do protótipo antes de prosseguir para o desenvolvimentos das interfaces de alta fidelidade, garantindo que a mensagem esteja sendo compreendida pelos jogadores.

Palavras-chave: Design de Jogos, Jogos Digitais, Jogo Crítico

Referências

Borges, J. B., Juy, C. L., de Andrade Matos, I. S., Silveira, P. V. A., and Darin, T. d. G. R. (2020). Player experience evaluation: a brief panorama of instruments and research opportunities. Journal on Interactive Systems, 11(1):74–91.

Darin, T., Carneiro, N., Miranda, D., and Coelho, B. (2023). Challenges in evaluating players’ interaction with digital games. In Santos, R. P. d. and Hounsell, M. d. S., editors, Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil GranDGamesBR 2020–2030, pages 1–24, Cham. Springer Nature Switzerland.

Ghodsvali, M., Dane, G., and de Vries, B. (2022). An online serious game for decision-making on food-water-energy nexus policy. Sustainable Cities and Society, 87:104220.

Hart, S., Margheri, A., Paci, F., and Sassone, V. (2020). Riskio: A serious game for cyber security awareness and education. Computers & Security, 95:101827.

Iacovides, I., Cutting, J., Beeston, J., Cecchinato, M. E., Mekler, E. D., and Cairns, P. (2022). Close but not too close: Distance and relevance in designing games for reflection. Proc. ACM Hum.-Comput. Interact., 6(CHI PLAY).

Khaled, R. (2018). Questions Over Answers: Reflective Game Design, pages 3–27. Springer Singapore, Singapore.

Krath, J., Altmeyer, M., Tondello, G. F., and Nacke, L. E. (2023). Hexad-12: Developing and validating a short version of the gamification user types hexad scale. In Proceedings of the 2023 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–18.

Ryan, R. M. and Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, 55(1):68.

Spyridonis, F. and Daylamani-Zad, D. (2019). A serious game for raising designer awareness of web accessibility guidelines. In Human-Computer Interaction–INTERACT 2019: 17th IFIP TC 13 International Conference, Paphos, Cyprus, September 2–6, 2019, Proceedings, Part I 17, pages 3–12. Springer.

Zagal, J. P., Björk, S., and Lewis, C. (2013). Dark patterns in the design of games. In Foundations of Digital Games 2013.
Publicado
07/10/2024
SANTOS FILHO, Luiz; SOUSA JUNIOR, Alairton; RIBEIRO, Giovanna; DARIN, Ticianne. Jogos Digitais e Padrões de Design: Um Protótipo de Jogo Crítico para Despertar Reflexões sobre Suas Consequências. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 3. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 37-42. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2024.245478.