Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino
Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência de uma atividade elaborada em comemoração ao aniversário de cinco anos de um projeto de extensão. Foram realizadas cinco lives transmitidas no canal do YouTube do referido projeto. As lives ocorreram em um formato de bate-papo e contaram com três estudantes egressas dos cursos da área de informática participantes de ações desenvolvidas pelo projeto, totalizando 15 egressas. Os resultados de um questionário respondido pelas entrevistadas apontam a importância de iniciativas de empoderamento feminino, com contribuições na carreira acadêmica e profissional.
Palavras-chave:
Gênero, Computação, Egressas, Mercado de Trabalho
Referências
Fernandes, C. S., Sousa, R. P., & Melo, R. F. (2018). Meninas Na Ciência: A Representatividade Feminina Nas Áreas De Ciência e Tecnologia Em Prol Da Equidade Dos Gêneros. In Anais da 9ª Jice - Jornada De Iniciação Científica E Extensão.(P. 10-11). Palmas, TO, Brasil.
Gindri, L., Araújo-de-Oliveira, P., Melo, A., Maciel, A., Vargas, K., Otokovieski, M., & Anjos, R. (2021). Mulheres na Computação: de Norte a Sul - Uma Ação de Extensão na Pandemia na Busca pela Integração das Diferentes Regiões do Brasil. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 101-110). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15846
Júnior, E. W. R., Rodrigues, A. C., Silva, I. A. R., Ferreira, G.M. (2021). A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho na Área da Tecnologia. Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Vol. 3, No. 1, Cuiabá. P. 3-4. Revista Instituto Invest.
Marinho, G., Fagundes, S., & Aguilar, C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ campus Nova Friburgo. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6709.
Moro, F., Padilha, R., & Frigo, L. (2021). Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI: Meninas Digitais - UFSC. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 81-90). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15844.
Oreskes, N. (1996). “Objectivity or heroism? On the invisibility of women in science”, In: Osiris, 11, p. 87-113.
Gindri, L., Araújo-de-Oliveira, P., Melo, A., Maciel, A., Vargas, K., Otokovieski, M., & Anjos, R. (2021). Mulheres na Computação: de Norte a Sul - Uma Ação de Extensão na Pandemia na Busca pela Integração das Diferentes Regiões do Brasil. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 101-110). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15846
Júnior, E. W. R., Rodrigues, A. C., Silva, I. A. R., Ferreira, G.M. (2021). A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho na Área da Tecnologia. Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Vol. 3, No. 1, Cuiabá. P. 3-4. Revista Instituto Invest.
Marinho, G., Fagundes, S., & Aguilar, C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ campus Nova Friburgo. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6709.
Moro, F., Padilha, R., & Frigo, L. (2021). Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI: Meninas Digitais - UFSC. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 81-90). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15844.
Oreskes, N. (1996). “Objectivity or heroism? On the invisibility of women in science”, In: Osiris, 11, p. 87-113.
Publicado
31/07/2022
Como Citar
GARCIA, Gabryella da S.; FARIAS, Sara L. de; SILVA, Maria Alice N.; CAMARGO, Letícia S.; SANTANA, Thalia S. de; BRAGA, Ramayane B.; BRAGA, Adriano H.; LOUZADA, Natália do C..
Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 56-66.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223353.