STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso

  • Waleska Gonçalves de Lima UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT
  • Sabrina Bourscheid Sassi UFMT / SEDUC-MT
  • Maria Fernanda Abalem Franca Nunes UFMT

Resumo


Com o objetivo de compartilhar ações e estratégias para fomentar a pauta STEAM e Gênero, este artigo relata a experiência formativa oriunda do Projeto de Extensão "Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero", vinculado ao Meninas Digitais Mato Grosso. As ações relacionaram as discussões sobre a sub-representação das mulheres nas áreas científicas e tecnológicas com o Novo Ensino Médio, na perspectiva dos docentes da rede estadual de Mato Grosso. Os resultados indicam avaliações positivas dos participantes. Outras consequências benéficas podem ser percebidas quando acompanhados os efeitos na prática do docente, incluindo a inclusão de pautas STEAM e de Gênero nos contextos escolares.

Palavras-chave: STEAM, Gênero, Ensino Médio, Meninas Digitais

Referências

Bacich, L. e Holanda, L. (2020). “STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica”. Ed. Penso. Porto Alegre.

Barroso, C. L. de M. e Mello, G. N. de. (1975). “O acesso da mulher ao Ensino Superior Brasileiro”. Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Beede, David; Julian, Tiffany; Langdon, David; McKittrick, George; Khan, Beethika e Doms, Mark. (2011). “Mulheres em STEM: uma lacuna de gênero para a inovação”. Relatório da Administração de Economia e Estatística”. ESA Resumo da edição 04/11.

Bordin, A. S.; Ferrão, I. G. e Branco, K. R. L. J. C. (2021). “Women in Technology: Uma análise bibliométrica dos últimos cinco anos”. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 250-259. Porto Alegre: SBC. ISSN 2763-8626.

Figueiredo, K. da S.; Neto, P.C. da S.; Maciel, C. (2016). “ Meninas Digitais Regional Mato Grosso: Práticas Motivacionais no Ensino Médio para a Equidade de Gêneros nas Carreiras e Cursos de Computação e Tecnologias”. In Anais do X Women in Information Technology, pag. 16-19. Porto Alegre: SBC.

Flôr, D. E., Cruz, E. H. M., Possebom, A. T., Oliveira, C. S., Moreira, A. P., Beleti Junior, C. R., Guimarães, A. P. V. and Aylon, L. B. R. (2021). “Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino”. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 31-40, Paraná.

Guzman, I.; Berardi, R.; Maciel, C.; Cabero Tapia, P.; Marin-Raventos, G.; Rodriguez, N.; Rodriguez, M. (2020). “Gender Gap in IT in Latin America”. AMCIS 2020 Proceedings. 4.

Iglesias, M. Jiménez; Müller, J.; Ruiz-Mallén, I.; Kim, E.; et al. Gender and innovation in STE(A)M education. Observatório Scientix. 2018.

Lima, J. E. R. (2020). “O papel das artes e do design no STEAM”. In: Bacich, L. e Holanda, L. (Org.) “STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica”. Editora Penso, Porto Alegre.

Mato Grosso. (2018). “Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Concepções para a educação básica”.

Macedo, M. M. G.; Mattos, A. B.; Vasconcelos, M.; Martinazzo, A.; Lopes, R. (2018). “Identificando Influências na Escolha de uma Graduação em Exatas: um Estudo Qualitativo e Comparativo de Gênero”. In: Women in Information Technology (WIT), Natal. Anais [...]. Porto Alegre: SBC. ISSN 2763-8626.

Bim, S. A.; Berardi, R.C.G. (202017). TIChers conscientização e formação de docentes da Educação Básica por mais mulheres na Computação. In: In: Women in Information Technology (WIT), 14, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2020. p. 269-273.

Noonan, R. (2017). “Women in STEM: 2017 Update. Relatório da Administração de Economia e Estatística”. ESA Issue Brief 06-17.

Oliveira, E. R. B.; Unbehaum, S.; Gava, T. (2019). “A Educação STEM e Gênero: uma contribuição para o debate brasileiro”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 130-159. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145644 Acesso em: mar., 25, 2022.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; SASSI, Sabrina Bourscheid; NUNES, Maria Fernanda Abalem Franca. STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 251-256. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222927.