Análise de Redações sobre Mulheres na Ciência: Uma Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio
Resumo
As mulheres na ciência precisam ser melhor representadas e enfrentam diversos desafios. No intuito de melhor entender essa realidade, este trabalho objetiva interpretar a percepção de alunos do ensino médio sobre a participação das mulheres na ciência. Para isso, foram analisadas redações submetidas a dois concursos de redação, realizados em 2020 e em 2022. Os resultados indicam que os alunos conhecem poucas personalidades, obras/filmes e fatos que sejam representativos de mulheres na ciência. Porém, os discentes conseguem argumentar sobre as mulheres na ciência de forma a apontar causas e possíveis soluções para os desafios enfrentados por elas.Referências
Amador, B., Turato, P., Hoger, M., Santos, L., Bim, S. A., and Berardi, R. C. (2021). O papel das professoras no incentivo à carreira de computação para meninas no ensino fundamental. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 131–140, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Campos, G. M. and de Melo, A. C. M. (2020). Maria bonita nas ciências:: um projeto para divulgar ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 50–59. SBC.
Cech, E. A. (2022). The intersectional privilege of white able-bodied heterosexual men in stem. Science Advances, 8(24):eabo1558.
Fonsêca, L. L. d. S. A. (2022). Invisibilidade das mulheres nas ciências como temática para formação de licenciandos em química da ufrn. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Guedes, A. C. N., Andrade, E. d. L. P., Benevides, K. A., Silva, K. B. A., Santos, L. G. P., Ferreira, L. J. N., de Assis Sousa, N., de Jesus Brandão, R., and Almeida, E. (2021). Projeto katie: o desafio de motivar meninas para as áreas stem em meio à pandemia. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 325–329. SBC.
Lucca, G., Raiol, J., Araújo, N., Sousa, R., and Guedes, E. (2019). Pyladies manaus: Experiências no empoderamento feminino na comunidade python. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 154–158. SBC.
Ma, Y., Xie, Z., Li, G., Ma, K., Huang, Z., Qiu, Q., and Liu, H. (2022). Text visualization for geological hazard documents via text mining and natural language processing. Earth Science Informatics, pages 1–16.
Matos, L. M. d. S. (2019). Plano de criação de projetos de inclusão de meninas nas áreas científico-tecnológicas.
Milson, A. L. S., Laboissiere, L. M., Ferreira, M. D., Cardoso, R., and Brandao, M. A. (2021). Relato de projeto para disseminação e apoio à participação de mulheres em áreas da ciência. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 350–354. SBC.
Moro, M. M. (2022). Lack of diversity: Are you part of the problem or its solution? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 261–271. SBC.
Palid, O., Cashdollar, S., Deangelo, S., Chu, C., and Bates, M. (2023). Inclusion in practice: a systematic review of diversity-focused stem programming in the united states. International Journal of STEM Education, 10(1):1–16.
Petró, V., Ferreira, V. H., Muller, R. L., Hahn, J. G. S., and von Borstel Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de ti. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 61–70. SBC.
Santos, V. L., Carvalho, T. F., and do Socorro Barreto, M. (2021). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 111–120, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Soares, Z. M. P., Mendes, M., and de Jesus Freitas, A. (2021). Percepções de estudantes do ensino médio sobre a presença das mulheres na ciência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1):1–19.
Campos, G. M. and de Melo, A. C. M. (2020). Maria bonita nas ciências:: um projeto para divulgar ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 50–59. SBC.
Cech, E. A. (2022). The intersectional privilege of white able-bodied heterosexual men in stem. Science Advances, 8(24):eabo1558.
Fonsêca, L. L. d. S. A. (2022). Invisibilidade das mulheres nas ciências como temática para formação de licenciandos em química da ufrn. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Guedes, A. C. N., Andrade, E. d. L. P., Benevides, K. A., Silva, K. B. A., Santos, L. G. P., Ferreira, L. J. N., de Assis Sousa, N., de Jesus Brandão, R., and Almeida, E. (2021). Projeto katie: o desafio de motivar meninas para as áreas stem em meio à pandemia. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 325–329. SBC.
Lucca, G., Raiol, J., Araújo, N., Sousa, R., and Guedes, E. (2019). Pyladies manaus: Experiências no empoderamento feminino na comunidade python. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 154–158. SBC.
Ma, Y., Xie, Z., Li, G., Ma, K., Huang, Z., Qiu, Q., and Liu, H. (2022). Text visualization for geological hazard documents via text mining and natural language processing. Earth Science Informatics, pages 1–16.
Matos, L. M. d. S. (2019). Plano de criação de projetos de inclusão de meninas nas áreas científico-tecnológicas.
Milson, A. L. S., Laboissiere, L. M., Ferreira, M. D., Cardoso, R., and Brandao, M. A. (2021). Relato de projeto para disseminação e apoio à participação de mulheres em áreas da ciência. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 350–354. SBC.
Moro, M. M. (2022). Lack of diversity: Are you part of the problem or its solution? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 261–271. SBC.
Palid, O., Cashdollar, S., Deangelo, S., Chu, C., and Bates, M. (2023). Inclusion in practice: a systematic review of diversity-focused stem programming in the united states. International Journal of STEM Education, 10(1):1–16.
Petró, V., Ferreira, V. H., Muller, R. L., Hahn, J. G. S., and von Borstel Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de ti. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 61–70. SBC.
Santos, V. L., Carvalho, T. F., and do Socorro Barreto, M. (2021). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 111–120, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Soares, Z. M. P., Mendes, M., and de Jesus Freitas, A. (2021). Percepções de estudantes do ensino médio sobre a presença das mulheres na ciência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1):1–19.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
GOMES, Kamilly Cristine; RIBEIRO, Iolanda Agnes D.; TARGA, Cristiane N.; BRANDÃO, Michele A..
Análise de Redações sobre Mulheres na Ciência: Uma Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 46-56.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229318.