Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM

  • Tainara Silva Novaes UTFPR
  • Kathleen Danielly Souza Lins UTFPR
  • Adolfo Gustavo S. Seca Neto UTFPR
  • Mariangela de Oliveira Gomes Setti UTFPR
  • Maria Claudia Figueiredo Pereira Emer UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta iniciativas que têm como objetivo promover a participação das mulheres nas áreas de STEM, buscando encorajar mais mulheres a seguirem carreiras nesses campos. O Projeto Emílias - Armação em Bits desenvolve oficinas nas escolas e um podcast, promovendo a interação entre jovens e profissionais da área de computação, além de contribuir para a formação de modelos femininos nesse campo. Os resultados demonstraram que 70,6% das estudantes demonstraram interesse pela computação após participarem das oficinas. Em relação aos ouvintes do podcast, dados do Spotify indicaram que 53% do público se identifica como feminino, 44% como masculino, e 3% não especificaram o gênero, o que mostra que o podcast tem alcançado um público feminino.

Referências

Arruda, Maria Arminda Do Nascimento; Rodrigo Correia Do Amaral, Prislaine Krodi Dos Santos, Luana Siqueira (2021). Mulheres nas áreas STEM da USP e a busca pela equidade. Jornal da USP (online). Publicado em 15/09/2021. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2023.

Cardoso, Ana Cristina Pinheiro da Silva Rodrigues (2020). Educação STEM na aprendizagem da eletricidade: um trabalho com alunos do 9.º ano. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Ensino de Física e de Química, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/47065. Acesso em: março/2023.

Crestani, K. C., Lay, M. C., & Bolfe, J. S. (2019). O Uso De Podcast Como Ferramenta De Ensino/Aprendizagem No Aluno De Licenciatura. Caderno PAIC, 20(1), 499–514. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/373. Acesso em fevereiro/2023.

Hoger, Mayara Dal Vesco; Amador, Bruna Oenning; Turato, Patricia Abe; Santos, Lara Morgado Da Silva; Berardi, Rita Cristina Galarraga; Bim, Silvia Amélia (2022). Desconstruindo Estereótipos em uma Oficina de Criptografia para Docentes da Educação Básica. In: Women In Information Technology (WIT), 16., 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 191-196. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223316.

Lima, Waleska Gonçalves De; Maciel, Cristiano; Casagrande, Ana Lara; Sassi, Sabrina Bourscheid; Nunes, Maria Fernanda Abalem Franca (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In: Women In Information Technology (WIT), 16., 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 251-256. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222927.

Machado, M.; Ferreira Lima, E (2020). Energéticas: Uma proposta para promoção da igualdade de gênero junto a alunas do ensino médio. Anais Do Salão Internacional De Ensino, Pesquisa E Extensão, V. 10, N. 3, 14 Fev. 2020.

Medeiros, Ana; Ferreira, Isadora B. M. C.; Fonseca, Lucas; Rolim, Cledja (2022). Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In: Women In Information Technology (WIT), 16., 2022, Niterói.Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 122-132. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222780.

ONU Mulheres brasil. Debate Meninas na Ciência (2019). Realização: Rio de Janeiro, 11/fevereiro/2019. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2023.

Organização das Nações Unidas (ONU) (2015). Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/. Acesso em: março/2023.

Quadros, M.R (2019). O podcast como ferramenta de comunicação organizacional: tendências e possibilidades. In: Scheid, D.; Machado, J.; Pérsigo, P.M. Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações: Santa Maria: Facos-UFSM, 2019.

Ramos, Ana Isabela M.; Araújo, Fabíola O (2022). Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém. In: Women In Information Technology (WIT), 16., 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 239-244. ISSN 27638626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223115.

Ribeiro, Laura; Barbosa, Glívia ; Silva, Ismael ; Coutinho, Flávio ; Santos, Natália (2019). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In: Women In Information Technology (WIT), 13., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1-10. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6707.

Sampaio, Caroline Martins; Venturini, Marco Aurélio Diana; Borges, Vanessa dos Anjos (2020). Incentivos à participação feminina na área da ciência da computação. Revista alomorfia, v. 4, n. 2, p. 67-85, 29 dez. 2020.

Santana, Laura Isabel D. De; Silva, Verônica Maria L (2020). Projeto Mulheres na Computação – UFERSA: um relato das ações realizadas e seus impactos na comunidade Pau dos Ferros. I Edição Pocket Encontro De Computação Do Oeste Potiguar (ECOP 2020). 21 a 23 de outubro de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2023.

Souto, D. C. ., & Souto, R. C. . (2022). Importância Das Iniciativas De Inserção De Meninas E Mulheres Na área de STEM no Brasil. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4319–4333. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7478

Souza, Juliana Boanova; Loguercio, Rochele De Quadros (2021). Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2021, v. 27, e21069. ISSN 1980-850X. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320210069>. Acesso em: março/ 2023.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
NOVAES, Tainara Silva; LINS, Kathleen Danielly Souza; SECA NETO, Adolfo Gustavo S.; SETTI, Mariangela de Oliveira Gomes; EMER, Maria Claudia Figueiredo Pereira. Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 103-112. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229994.