Uma revisão da literatura sobre ambientes digitais representativos para mulheres na área de Tecnologia da Informação com Gamificação e UX Design
Resumo
Ambientes digitais que incentivam e estimulam o engajamento das mulheres na área de Tecnologia da Informação, podem ser uma solução eficaz para enfrentar os desafios de representatividade de gênero. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da Revisão Sistemática da Literatura sobre ambiente digital representativos para mulheres na área tecnológica, aplicando gamificação e metodologias de UX Design, a fim de promover sua inclusão e desenvolvimento. Como resultado, 8 (oito) estudos foram classificados para responder às questões da pesquisa e mostraram que ainda existem lacunas sobre a criação de ambientes digitais que incentivem a participação feminina na tecnologia, aliados à gamificação e UX Design.Referências
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Publicado
21/07/2024
Como Citar
SILVA, Lailla Galeno da; LIMA, Gabriel Vieira; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo; SÁ, Eveline de Jesus Viana; FREIRE, Thiago Paiva.
Uma revisão da literatura sobre ambientes digitais representativos para mulheres na área de Tecnologia da Informação com Gamificação e UX Design. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 379-384.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2360.