Iniciativas de Inserção de Mulheres no Mercado de Tecnologia da Informação: Análise das experiências de participantes brasileiros do Desafio Technovation

  • Suzy Santiago CEFET-MG
  • Carolina Riente de Andrade CEFET-MG

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso do Desafio Technovation, um projeto de âmbito internacional, que se propõe a despertar o interesse de meninas em áreas relacionadas à tecnologia, de forma a explorar como as iniciativas promovidas pelo projeto contribuem para aumentar a presença feminina nestas áreas, que são predominantemente masculinas. Foram aplicados questionários para participantes do projeto no ano de 2017 e partir destes foram realizadas análises qualitativas e quantitativas para verificar as contribuições do projeto.

Referências

ISACA - Information Systems Audit And Control Association (2016). “The future tech workforce: breaking gender barriers”, Disponível em: [link], Acesso em: 25 maio 2017.

IAB Brasil - Interactive Advertising Bureau Brasil (2015). “A liderança alfa e as empresas de TI no universo feminino”, Disponível em: [link], Acesso em: 24 maio 2017.

MARQUES, Vanessa (2016). “Iniciativas em TI para mulheres no Brasil”, Disponível em: [link], Acesso em: 13 nov. 2017.

WOMEN TECHMAKERS BRASIL,([201-]). Disponível em: [link], Acesso em: 13 nov. 2017.
Publicado
26/07/2018
SANTIAGO, Suzy; DE ANDRADE, Carolina Riente. Iniciativas de Inserção de Mulheres no Mercado de Tecnologia da Informação: Análise das experiências de participantes brasileiros do Desafio Technovation. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 10-14. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3373.