Incentivando alunas do Ensino Médio a Ingressarem em Carreiras de Ciência e Tecnologia na Paraíba

  • Ana Flávia S. A. Moura
  • Thiago Henrique C. Tavares
  • Giorgia de O. Mattos
  • Josilene A. Moreira

Resumo


Este trabalho apresenta os dados obtidos em uma pesquisa realizada durante dois anos no projeto extensionista realizado junta às alunas do Ensino Médio da rede pública estadual. O projeto tem o intuito de proporcionar às alunas, por meio de oficinas, palestras e visitas, os primeiros contatos com aárea de programação, promover o empoderamento feminino na educação bem como despertar o interesse pela tecnologia da informação para que esta seja considerada como possível escolha profissional. Mostramse como empecilhos e medo e o desinteresse das alunas em usufruir de novas tecnologias devido à falta de incentivo, falta de modelos femininos de grande visibilidade naárea, a exclusão sentida pelas mulheres tantos nos ambientes de estudos quanto de trabalho.

Publicado
26/07/2018
MOURA, Ana Flávia S. A.; TAVARES, Thiago Henrique C.; MATTOS, Giorgia de O.; MOREIRA, Josilene A.. Incentivando alunas do Ensino Médio a Ingressarem em Carreiras de Ciência e Tecnologia na Paraíba. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3380.