Incentivando alunas do Ensino Médio a Ingressarem em Carreiras de Ciência e Tecnologia na Paraíba

  • Ana Flávia S. A. Moura UFPB
  • Thiago Henrique C. Tavares UFPB
  • Giorgia de O. Mattos UFPB
  • Josilene A. Moreira UFPB

Resumo


Este trabalho apresenta os dados obtidos em uma pesquisa realizada durante dois anos no projeto extensionista realizado junta às alunas do Ensino Médio da rede pública estadual. O projeto tem o intuito de proporcionar às alunas, por meio de oficinas, palestras e visitas, os primeiros contatos com a área de programação, promover o empoderamento feminino na educação bem como despertar o interesse pela tecnologia da informação para que esta seja considerada como possível escolha profissional. Mostram-se como empecilhos e medo e o desinteresse das alunas em usufruir de novas tecnologias devido à falta de incentivo, falta de modelos femininos de grande visibilidade na área, a exclusão sentida pelas mulheres tantos nos ambientes de estudos quanto de trabalho.

Referências

Gnilka, P. B., Novakovic, A. (2017) Gender Differences in STEM Students Perfectionism, Career Search Self-Efficacy, and Percepction of Carrer Barriers. Journal of Counseling & Development, v. 95, n. 1, p. 56-66.

Cooper, J., Eddy, P., Hart, J. Lester, J., Lukas, S., Eudey, B., Glazerraymo, J, Madden, M. (2010) "Improving gender equity in postsecondary education". In: Klein, S. S. (Gen. Ed.). Handbook for Achieving Gender Equity through Education, 2. ed., New York and London: Routledge, p. 631-653.

Souza, A. C. M., Perkoski, I., Viega, K., Romanki, V. (2017) "Relato Tech Ladies: redes de colaboração entre mulheres na tecnologia", [link], março.

Sardina, I. M., Maciel, C. (2016) "Ações para Incentivar Meninas do Ensino Médio a Cursar Carreiras Tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte", [link], abril.

Netto, D., Medeiros, L. M., Pontes, D., Morais, E. (2017) "Game Logic: Um jogo para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação", [link], abril.
Publicado
26/07/2018
MOURA, Ana Flávia S. A.; TAVARES, Thiago Henrique C.; MATTOS, Giorgia de O.; MOREIRA, Josilene A.. Incentivando alunas do Ensino Médio a Ingressarem em Carreiras de Ciência e Tecnologia na Paraíba. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 44-48. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3380.