Ensinando princípios de criptografia como trote educativo e de comemoração ao dia das mulheres

  • Rosiane de Freitas UFAM
  • Karla Susiane Pereira UFAM
  • Larissa Pessoa UFAM
  • Ariel Bentes UFAM
  • Ingrid Santos UFAM
  • Isabelly Oliveira UFAM
  • Tanara Lauschner UFAM

Resumo


Neste trabalho é apresentada uma dinâmica envolvendo um método básico de criptografia, historicamente conhecido como Cifra de César, que foi aplicada aos alunos ingressantes de graduação em Computação da Universidade Federal do Amazonas. Tal atividade aconteceu na primeira semana de aula, como forma de integração entre os alunos calouros de Computação. E, aproveitando-se que a data de tal atividade coincidia com a Dia Internacional da Mulher, 8 de março, também foram trabalhadas questões sobre a participação das estudantes mulheres em tais cursos. Este trabalho, portanto, tem por objetivos relatar a atividade geral realizada e a dinâmica aplicada, bem como tecer considerações sobre a adequabilidade da proposta, como foi recebida e percebida, e a participação das meninas diante do contexto construído.

Referências

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Paar, C. and Pelzl, J. (2010). Understanding Cryptography: A Textbook for Students and Practitioners. Springer-Verlag, Berlin Heidelberg, 1st ed. edition.
Publicado
26/07/2018
DE FREITAS, Rosiane; PEREIRA, Karla Susiane; PESSOA, Larissa; BENTES, Ariel; SANTOS, Ingrid; OLIVEIRA, Isabelly; LAUSCHNER, Tanara. Ensinando princípios de criptografia como trote educativo e de comemoração ao dia das mulheres. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 105-109. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3393.