A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação
Resumo
O objetivo do estudo é destacar atividades de empoderamento feminino aplicadas através de um projeto de extensão, como incentivo às estudantes dos cursos de ensino médio, técnico e superior a permanecerem naárea da computação. Atividades como enfatização da representação feminina na história da informática, discussão sobre conceitos de feminismo e gênero, capacitação em campos de crescente desenvolvimento em TI, são parte das estratégias para minimizar a evidente evasão das mulheres nesse ramo.
Referências
Leta, J. (2003) “As mulheres na ciências brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso”, Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284.
Pisa em foco (2015) “O que está por trás da desigualdade de gênero na educação?”, [link], Março.
Russel, B. et al. (1979) “O poder: uma nova análise social”, Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Sales, A. S. et al. (2014) “Dificuldades para o ingresso e permanência na ciência e engenharia da computação: um olhar feminino”, In: 18 REDOR.
Schiebinger, L. (2001) “O feminismo mudou a ciência?”, Bauru, SP: Edusc, 1ª edição.
Schwartz, J. et al. (2006) “Mulheres na informática: quais foram as pioneiras?”, [link], Março.
Soares, T. A. (2001) “Mulheres em ciência e tecnologia: ascensão limitada”, Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 281-285.