Oficinas de Pensamento Computacional: explorando a experiência de estudantes sob a perspectiva de gênero
Resumo
A desigualdade de gênero continua sendo um grande desafio na área da Computação. A fim de auxiliar na superação desse desafio, o projeto parceiro Meninas Digitais do Vale conduziu oficinas para turmas do ensino médio e fundamental, visando introduzir a Computação e, assim, despertar um maior interesse das estudantes, mostrando a área de formas distintas, além da ótica da programação. As oficinas realizadas foram: Computação Desplugada, Hora do Código, Design Thinking e Arduino. Esta pesquisa examinou, sob a perspectiva de gênero, o feedback dos estudantes sobre as oficinas. Os resultados indicam uma percepção positiva dos participantes em relação às oficinas, demonstrando que as atividades foram igualmente bem recebidas pelos diferentes gêneros. No entanto, observou-se uma disparidade de gênero ao analisar a intenção dos estudantes em seguir carreira na Computação.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
DESIDÉRIO, Sofia Bento et al.
Oficinas de Pensamento Computacional: explorando a experiência de estudantes sob a perspectiva de gênero. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 309-319.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9429.
