Mapeamento da Representatividade Feminina em Cursos Técnicos e de Graduação da área de Tecnologia da Informação no estado do Ceará
Resumo
Este trabalho realiza um mapeamento da representatividade feminina nos cursos de Tecnologia da Informação (TI) ofertados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com base em dados de matrículas presenciais de 2016 a 2022 nos níveis técnico e de graduação. A análise revelou que, embora a participação feminina média no ensino técnico tenha sido de 44,7%, esse percentual cai para 17,4% na graduação. Em 2022, a participação feminina na graduação foi de 23,8%, o maior valor da série, ainda que inferior à dos homens. O estudo destaca uma comparação entre modalidades de ensino e ao longo do tempo, abrangendo diversos cursos e campi distribuídos por várias cidades do estado. Os resultados reforçam a urgência de políticas públicas e ações institucionais que incentivem o ingresso e a permanência de mulheres na área de TI.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
MESQUITA, Cecília et al.
Mapeamento da Representatividade Feminina em Cursos Técnicos e de Graduação da área de Tecnologia da Informação no estado do Ceará. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 332-343.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9457.
