Do Interesse à Prática: Relato de Experiência de uma Oficina de Programação para Alunas do Ensino Médio

  • Victor Hugo Moraes Santos IFMA
  • Gabriel Vieira Lima IFMA
  • Marcos Vinicius do Valle Santos IFMA
  • Vinicius Schineider Januário Viana IFMA
  • Júlio César Amorim da Rocha IFMA
  • Aricelma Costa Ibiapina IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA

Resumo


Este artigo apresenta a experiência de uma oficina de programação voltada para alunas do ensino médio, realizada no IFMA – Campus Imperatriz. A metodologia combinou abordagens expositivas, práticas e colaborativas, aliadas a ferramentas gamificadas, como o Kahoot, para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. A oficina proporcionou um ambiente estimulante, promovendo o engajamento das participantes e despertando seu interesse pela computação. Os resultados evidenciam um aumento no interesse das alunas pela área, além da criação de um espaço inclusivo que incentivou a participação feminina na tecnologia, contribuindo para suas futuras trajetórias acadêmicas e profissionais.

Referências

Alves, G., da Silva, J., Dantas, R., Dantas, V., de Figueiredo, R., & de Souza, G. (2017). Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology, (pp. 1223-1227). Porto Alegre: DOI: doi:10.5753/wit.2017.3412

Barros, S. C. da V., & Mourão, L. (2018). PANORAMA DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, NO MERCADO DE TRABALHO E NA SOCIEDADE. Psicologia & Sociedade, 30(0). DOI: 10.1590/1807-0310/2018v30174090

Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., Grimley, M. (2009). Computer Science Unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1):20–29.

Castro, B., Soares, H., Schiavini, T., Holanda, M., & Araujo, A. (2024). Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 409-414). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2589

Castro, E., Castro, S., Aquino, S., & Freire, T. (2023). Oficina de Robótica com Arduino para Alunas do Ensino Médio da Rede Pública: um Relato de Experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 358-363). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230336

Menezes, S. K. de O., & Santos, M. D. F. dos. (2021). Gênero na Educação em Computação no Brasil e o Ingresso de Meninas na Área - uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 29, 456–484. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.456

K–12 Computer Science Framework. (2016). Retrieved from [link].

Ministério da Educação. (2022). Computação na Educação Básica - Complemento a Base Nacional Comum Curricular. Mec.gov.br. [link]

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. (2022). Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Unesco.org. [link]

Santos, N., & Marczak, S. (2023). Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 136-147). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230789

Silva, J., Oliveira, F., & Martins, D. (2019). Kahoot! como instrumento potencializador na participação e engajamento dos alunos na aprendizagem de conceitos de programação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 41-50). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6615

Viana, V., Oliveira, Y., Lima, G., Castro, S., Ibiapina, A., & Aquino, S. (2024). Introdução à Computação: Experiências na Construção do Conhecimento Tecnológico de Alunas do Mermãs Digitais. In Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 385-390). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2383
Publicado
20/07/2025
SANTOS, Victor Hugo Moraes; LIMA, Gabriel Vieira; SANTOS, Marcos Vinicius do Valle; VIANA, Vinicius Schineider Januário; ROCHA, Júlio César Amorim da; IBIAPINA, Aricelma Costa; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo. Do Interesse à Prática: Relato de Experiência de uma Oficina de Programação para Alunas do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 609-617. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8561.