Ações para Incentivar Meninas do Ensino Médio a Cursar Carreiras Tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo
Estudos realizados apontam que existe um déficit de mulheres em cursos TI, constituindo o sexo feminino menos de 30% do volume total de alunos. Por outro lado, as pesquisas mostram que mulheres formadas nestas áreas, atualmente, representam um percentual relevante e bem sucedido da população brasileira, resultando em excelentes profissionais. Assim, esta pesquisa dá continuidade a uma iniciativa de integrar a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) às escolas públicas de ensino médio, promovendo diferentes articulações. Neste momento a UFRN já executa atividades integradas concretas com a Escola Estadual Presidente Roosevelt (EEPR) de Parnamirim e um intercâmbio com a Havana-Cuba, na troca de modelos culturais e de ensino, assim como na aquisição de novas experiências. Na proposta em tela sugere-se uma nova ação a este projeto, na qual as alunas de escolas da rede pública de ensino médio possam conhecer as carreiras tecnológicas da Universidade, por meio de atividades associadas.
Referências
_____. Ministério da Educação. Manual do pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, DF, 2012.
_____. Ministério da Educação. Portaria nº 1140, de 22 de novembro de 2013. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Brasília, DF, 2013.
Gohn, M. G. (2010) “Educação não formal e o educador social – atuação no desenvolvimento de projetos sociais”. São Paulo, Cortez, 2010.
INEP (2015) “Resumo Técnico da Educação Superior 2013”. Diretoria de Estatísticas Educacionais DEED, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília-DF, 82 p.
Maciel, C., Bim, S. A. (2016) “Programa Meninas Digitais - ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio”. In: Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp. 327-336.
Milián, I. et al. (2015) “Atividades de extensão propostas para aproximar a UFRN às escolas públicas de ensino médio”. XIII Congresso Latinoamericano de Extensão Universitária de Educação Superior, Havana. Cuba
Milián, I. et al. (2014) “Ações para Aproximar a Universidade com Escolas da Rede Pública de Ensino Médio no Brasil”. 9º. Congresso Internacional de Educação Superior - Universidade 2014, Havana. Cuba
Milián, I. et al. (2012) “Integração dos ensinos fundamental, médio e superior no Brasil: Uma experiência da Universidade Federal de Rio Grande do Norte”. 8º. Congresso Internacional de Educação Superior - Universidade 2012, Havana. Cuba
Sacristan, G. (2002) “Educar e Conviver na Cultura Global”. Artmed.
Thiollent, M. (1985) “Metodologia da pesquisa-ação”. SP: Cortez: Autores Associados (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).
Trilla, J. (2008). “A educação não formal”. In: ARANTES, Valéria Amorin (org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, p. 15-55.