Ciência da Computação também é coisa de menina!

  • Karina Mochetti UFF
  • Luciana Salgado UFF
  • Ana Valladares Zerbinato UFF
  • Beatriz Lopes Souza UFF
  • Meirylene Rosa Emidio Avelino UFF

Resumo


A participação de mulheres nas áreas de Computação e Tecnologia da Informação é extremamente baixa. Tal fato é preocupante já que diversidade em qualquer ambiente é de vital importância para sua evolução, principalmente no cenário atual em que os usuários passaram de consumidores para produtores de tecnologias e conteúdos digitais. Esse trabalho descreve a atividade inaugural realizada por nós na Universidade Federal Fluminense (UFF) com os alunos recém-inscritos no curso de Ciência da Computação. O objetivo principal do evento era promover uma discussão sobre o que leva as meninas a escolherem ou (não) a área de tecnologia da informação e analisar a interação entre os alunos, principalmente com as meninas, nos primeiros dias de aula.

Referências

[1] Association for Women in Mathematics. sites.google.com/site/awmmath.

[2] Cunhatã Digital. www.facebook.com/cunhantadigital.

[3] Emili@as. https://www.facebook.com/emiliasarmacaoembits.

[4] Grace Hopper Celebration of Women in Computing. ghc.anitaborg.org.

[5] #include . www.facebook.com/include.meninas.uff.

[6] Meninas Digitais. sbcmt.wordpress.com/meninasdigitais/.

[7] Mulheres Digitais: Regional Mato Grosso. www.facebook.com/MeninasDigitaisMT.

[8] Mulheres Digitais: Regional Sul.

[9] Simone de Beauvoir. O Segundo Sexo. Nova Fronteira, 1949.

[10] Bárbara Geraldo de Castro. Afogados em contratos : o impacto da flexibilização do trabalho nas trajetórias dos profissionais de TI. PhD thesis, UNICAMP, 2013.

[11] Dennis; Gordon Prichett Luciano. Cryptology: From caesar ciphers to public-key cryptosystems. The College Mathematics Journal, 18, 1987.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
MOCHETTI, Karina; SALGADO, Luciana; ZERBINATO, Ana Valladares; SOUZA, Beatriz Lopes; AVELINO, Meirylene Rosa Emidio. Ciência da Computação também é coisa de menina!. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 11-15. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9691.