Curto-Circuito na Escola

  • Kaleandra C. Almeida UFSC
  • Ana Carolina Marcelino UFSC
  • Antony B. Turra UFSC
  • Luciana B. Frigo UFSC
  • Eliane Pozzebon UFSC

Resumo


Este artigo apresenta a descrição de um relato de experiência de uma oficina de circuitos elétricos para alunas do ensino médio de escola pública. A oficina abordou conceitos básicos de eletricidade, onde a experimentação é ponto chave para a dinâmica das atividades. As alunas foram divididas em pequenos grupos e foram utilizados kits didáticos com o conceito de blocos de encaixar, o que torna a atividade mais fácil e segura. Esta oficina faz parte do escopo de um projeto que tem por finalidade apresentar diversas profissões relacionadas a tecnologia, engenharia e computação que podem oferecer ótimas oportunidades de trabalho para as mulheres que tiverem interesse por alguma destas áreas.

Referências

MOREIRA, J.; MATTOS, G.; SILVA, L. (2014) Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. Disponível em: . Acesso em 12 out. 2015.

REBELLO, A. P. e RAMOS M. G. (2009) Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de aula. Experiências em Ensino de Ciências – V4(1), pp.23-33, Porto Alegre.

HERTZ, G., Guimarin, A. & HAYES, G. (2013) Toy Hacking- Preliminary Results in Creative Electronic Workshops for Informal Science Education. FabLearn 2013: Digital Fabrication in Education Conference. October 27-28, 2013.

SNAPCIRCUITS. (2016) Make Learning a Snap. Disponível em: < http://www.snapcircuits.net> Acesso em 31 maio 2016
Publicado
04/07/2016
ALMEIDA, Kaleandra C.; MARCELINO, Ana Carolina; TURRA, Antony B.; FRIGO, Luciana B.; POZZEBON, Eliane. Curto-Circuito na Escola. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 25-28. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9694.