Curto-Circuito na Escola
Resumo
Este artigo apresenta a descrição de um relato de experiência de uma oficina de circuitos elétricos para alunas do ensino médio de escola pública. A oficina abordou conceitos básicos de eletricidade, onde a experimentação é ponto chave para a dinâmica das atividades. As alunas foram divididas em pequenos grupos e foram utilizados kits didáticos com o conceito de blocos de encaixar, o que torna a atividade mais fácil e segura. Esta oficina faz parte do escopo de um projeto que tem por finalidade apresentar diversas profissões relacionadas a tecnologia, engenharia e computação que podem oferecer ótimas oportunidades de trabalho para as mulheres que tiverem interesse por alguma destas áreas.
Referências
REBELLO, A. P. e RAMOS M. G. (2009) Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de aula. Experiências em Ensino de Ciências – V4(1), pp.23-33, Porto Alegre.
HERTZ, G., Guimarin, A. & HAYES, G. (2013) Toy Hacking- Preliminary Results in Creative Electronic Workshops for Informal Science Education. FabLearn 2013: Digital Fabrication in Education Conference. October 27-28, 2013.
SNAPCIRCUITS. (2016) Make Learning a Snap. Disponível em: < http://www.snapcircuits.net> Acesso em 31 maio 2016