Incentivando o Ingresso de Mulheres nos Cursos de Engenharia e Tecnologia
Resumo
O presente artigo descreve uma experiência de interação entre estudantes de graduação do curso de Engenharia de Computação com um grupo de alunas do Ensino Médio, por meio da realização de uma oficina. O objetivo da oficina é de proporcionar uma experimentação real acerca dos conceitos abstratos de eletricidade, eletrônica e tecnologia. O desafio das alunas foi de conhecer a domótica, realizando um protótipo de automação de uma casa de bonecas. O principal objetivo do projeto é que as meninas possam experimentar e explorar um campo tradicionalmente dominado e vivido pelos homens, a fim de que elas possam refletir e expandir suas possibilidades de carreira incluindo a área de exatas no rol de oportunidades, além de auxiliar na construção de novas habilidades e competências.
Referências
FITZPATRICK, A.; ANEJA, A. (2015) LittleBits Are Like Electronic Legos For Kids and Adults. TIME. Disponível em: < http://time.com/4022048/littlebits/>.
KAFAI, Y. B.; BURKE, Q. (2014) “Connected Code: Why Children need to learn programming”, Cambridge: The Mit Press.
LITTLEBITS (2016) Disponível em: < http://littlebits.cc>
MORATONI, P. B. (2003) “Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem?” Trabalho de Conclusão de Curso. UFRJ. Rio de Janeiro. Disponível em:
SANTO, P., E. (2008) “Os estudos de gênero na ciência da informação”. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 317 - 332, jul./dez.
TEAGUE, J, (2002) “Women in computing”. SIGCSE Bulletin, v. 34, n. 2, p. 147.