Pensamento Computacional e a Formação Integral: relato de uma experiência educacional na EPT

  • Júlio César Gama Dias da Silva IFRJ
  • Patrícia Grasel da Silva IFRJ

Resumo


O presente artigo objetiva ser um relato da construção e aplicação do minicurso de pensamento computacional (PC), com o tema formação integral, detalhando o material didático construído para essa finalidade. Trata-se de um Produto Educacional (PE) desenvolvido durante a pesquisa de Mestrado sobre a Relação do Pensamento Computacional e a Formação Integral Emancipadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Resende, tendo como participantes do minicurso, alunos do ensino médio integrado ao técnico profissionalizante, realizado entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Buscou-se com esse PE explorar o ensino do PC articulado as bases conceituais de uma formação integral e emancipadora.

Referências

Blikstein, Paulo; Couto, Natália; Raabe, André. (2020). Diferentes abordagens para a computação na educação básica. In: Zorzo, André; Avelino F.; Blikstein, Paulo (org). Computação na educação básica : fundamentos e experiências [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso.

Brackmann, Christian; Barone, Dante; González, Marcos. (2020). Panorama global da adoção do pensamento computacional. In: Zorzo, André; Avelino, F.; Blikstein, Paulo (org). Computação na educação básica : fundamentos e experiências [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso.

Becker, Fernando.(2012). Educação e Construção do Conhecimento - Revista e Ampliada (Portuguese Edition) (p. 13). Edição do Kindle.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

Brasil. (2012). Resolução CNE/CEB/ 6/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio Brasília: [link].

Brasil. (2022). Parecer CNE/CEB 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; [link].

Cavalheiro, Simone; Foss, Luciana; Ribeiro, Leila. Entendendo o pensamento computacional. (2020). In: Zorzo, André; Avelino, F.; Blikstein, Paulo (org). Computação na educação básica : fundamentos e experiências [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso.

Ciavatta, Maria; Ramos, Marise. (2011). Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil. Revista Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2011.

Coutinho, Clara Pereira. (2014). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Edições Almeida.

França, R. S.; Amaral, H. J. C. (2013). Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Scratch. In: Workshop de Informática na Escola, 19.; Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2., 2013, Campinas. Anais [...] Porto Alegre.

Filatro, Andrea. (2018). Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. (1987). 17ªed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Frigotto, Gaudêncio; Ciavatta, Maria; Ramos, Marise. (2005). O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral dos trabalhadores. In: Costa, Hélio da; Conceição, Martinho. Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT.

Guarda, Graziela Ferreira; Pinto, Sérgio Crespo C. S.. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1463-1472. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463

Moran, José. (2015). Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: Bacich, Lilian; Neto, Adolfo Tanzi; Trevisani, Fernado de Mello (org). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia da educação. Porto Alegre: Penso.

Ramos, Marise.(2008). Concepção do Ensino Médio Integrado. Rio Grande do Norte. [link].

Saviani, Dermeval. (2007). Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 152-165.

SBC. (2019). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. [link].

Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications Of The ACM, v. 49, n. 3.
Publicado
06/11/2023
SILVA, Júlio César Gama Dias da; SILVA, Patrícia Grasel da. Pensamento Computacional e a Formação Integral: relato de uma experiência educacional na EPT. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236067.