Pensamento Computacional e a Formação Integral: relato de uma experiência educacional na EPT

  • Júlio César Gama Dias da Silva IFRJ
  • Patrícia Grasel da Silva IFRJ

Resumo


O presente artigo objetiva ser um relato da construção e aplicação do minicurso de pensamento computacional (PC), com o tema formação integral, detalhando o material didático construído para essa finalidade. Trata-se de um Produto Educacional (PE) desenvolvido durante a pesquisa de Mestrado sobre a Relação do Pensamento Computacional e a Formação Integral Emancipadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Resende, tendo como participantes do minicurso, alunos do ensino médio integrado ao técnico profissionalizante, realizado entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Buscou-se com esse PE explorar o ensino do PC articulado as bases conceituais de uma formação integral e emancipadora.

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Júlio César Gama Dias da; SILVA, Patrícia Grasel da. Pensamento Computacional e a Formação Integral: relato de uma experiência educacional na EPT. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236067.