Robótica educacional para alunos surdos da rede pública do município de Niterói

  • Luciana da Silva Goudinho UFF
  • Ruth Maria Mariani Braz UFF
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto UFF

Resumo


O ensino remoto trouxe muitos desafios e motivar a participação dos alunos foi um deles. Observando o desinteresse e infrequência nas aulas de ensino de língua portuguesa para alunos surdos da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Município de Niterói no estado do Rio de Janeiro, iniciamos a realização de atividades com temas diferenciados por meio de uma abordagem lúdica, gameficada, desplugada e plugada. Durante as aulas realizados com o Google Meet introduzimos conceitos básicos de robótica e computação utilizando os pilares do Pensamento Computacional por meio de uma série de uma obordagem interdisciplinar. No retorno presencial, que inicialmente foi em formato híbrido, executamos os projetos de robótica educacional introduzidos nas aulas síncronas. Os alunos se mostraram muito mais interessados e engajados. Dessa forma foi possível desenvolver os conteúdos de língua portuguesa a partir da robótica educacional.

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Publicado
06/11/2023
GOUDINHO, Luciana da Silva; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Robótica educacional para alunos surdos da rede pública do município de Niterói. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 145-152. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236191.