Modelo Analítico de Contenção de Tráfego em VANET Usando Dados Reais de Mobilidade

  • Anna Izabel J. Tostes UFMG
  • Fátima de L. P. Duarte-Figueiredo PUC Minas
  • Jussara Almeida UFMG
  • Antonio A. F. Loureiro UFMG

Resumo


O congestionamento de trânsito é um problema típico das grandes cidades. Este problema pode ser tratado pelos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), que fazem parte de uma tecnologia com foco na comunicação cooperativa de veículos. Vários trabalhos na literatura modelam, através de simulações, cenários reais para avaliar algoritmos em redes veiculares. Contudo, o desempenho do tráfego não é avaliado de acordo com a mobilidade dos veículos. A ideia deste trabalho é propor um modelo analítico que permita analisar o impacto dos cruzamentos das rodovias como possíveis pontos de contenção de trânsito, a partir de um modelo real de mobilidade de veículos. O modelo proposto é baseado em teoria de filas. Cada cruzamento é representado por um centro de serviço e uma fila, e um conjunto de cruzamento é modelado por uma rede de filas. Com o uso de análise de valores médios para solucionar o modelo, avaliou-se o impacto do aumento da carga de veículos na taxa de processamento, no tempo de resposta médio e na utilização de recursos (i.e., cruzamento) da rede veicular. Os resultados mostram que o aumento da concorrência de um cruzamento implica no aumento linear do tempo que um veículo gasta para passar por ele.

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Publicado
16/07/2012
TOSTES, Anna Izabel J.; DUARTE-FIGUEIREDO, Fátima de L. P.; ALMEIDA, Jussara; LOUREIRO, Antonio A. F.. Modelo Analítico de Contenção de Tráfego em VANET Usando Dados Reais de Mobilidade. In: WORKSHOP EM DESEMPENHO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO (WPERFORMANCE), 11. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 85-98. ISSN 2595-6167.