Uma Vetorização Eficiente para o Algoritmo de Interseção Raio-Triângulo nas Arquiteturas Multicore

  • Alexandre Sena UERJ
  • Adrianno Sampaio UERJ
  • Aline Nascimento UFF
  • Alexandre Nery UnB

Resumo


O cálculo de interseção raio-triângulo é a parte mais custosa do algoritmo de Ray Tracing, que é uma das técnicas mais utilizadas para síntese de imagens 3D por renderizar cenas muito próximas da realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é propor e implementar uma vetorização eficiente para, em conjunto com o paralelismo, explorar o potencial das arquiteturas multicore. Ao invés de uma abordagem simplificada não escalável, a estratégia proposta calcula a interseção de um raio com vários triângulos da cena ao mesmo tempo. Resultados experimentais mostraram que a versão vetorizada paralela aproveitou as instruções vetorizadas e os múltiplos núcleos disponíveis conseguindo um desempenho até 257 vezes melhor do que a versão sequencial otimizada.

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Publicado
21/10/2020
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SENA, Alexandre; SAMPAIO, Adrianno; NASCIMENTO, Aline; NERY, Alexandre. Uma Vetorização Eficiente para o Algoritmo de Interseção Raio-Triângulo nas Arquiteturas Multicore. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (WSCAD), 21. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 95-106. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2020.14061.