Proposta e Implementação de um Acelerador Eficiente em HLS para Ray Tracing

  • Adrianno Sampaio UERJ
  • Alexandre Nery UnB
  • Alexandre Sena UERJ

Resumo


As arquiteturas reconfiguráveis, como os chips FPGA, apresentam um alto potencial computacional a um baixo custo energético. Assim, o objetivo deste trabalho é propor e implementar um acelerador em síntese de alto nível (HLS) para execução eficiente do algoritmo de Ray-Tracing (i.e técnica de grande importância na área de renderização de imagens, especialmente por seus resultados fisicamente precisos, apesar do seu alto custo computacional) nas FPGAs. Para isso várias estratégias de otimizações são propostas e avaliadas. Os resultados mostram que a versão mais rápida conseguiu alcançar resultados 2 vezes mais rápidos do que a versão para o processador ARM. Mais importante, os resultados obtidos ficaram bem próximos de dois benchmarks de limite inferior propostos o que mostra a eficiência dos aceleradores.

Referências

Pong P. Chu. RTL Hardware Design Using VHDL: Coding for Efciency, Portability, and Scalability. Wiley-IEEE Press, 2006. ISBN 0471720925.

Sam Collinson and Oliver Sinnen. Caching architecture for exible fpga ray tracing plat- form. Journal of Parallel and Distributed Computing, 104:61–72, 2017.

Yangdong Deng, Yufei Ni, Zonghui Li, Shuai Mu, and Wenjun Zhang. Toward real-time ray tracing: A survey on hardware acceleration and microarchitecture techniques. ACM Computing Surveys (CSUR), 50(4):58, 2017.

Digilent. PYNQ-Z1 Board Reference Manual. Digilent Inc., 2017. J. Fender and J. Rose. A high-speed ray tracing engine built on a eld-programmable system. In Proceedings. 2003 IEEE International Conference on Field-Programmable Technology (FPT) (IEEE Cat. No.03EX798), pages 188–195, Dec 2003. doi: 10.1109/ FPT.2003.1275747.

Andrew S Glassner. An introduction to ray tracing. chapter 1, pages 1–30. Elsevier, 1989. Jim Hurley. Ray tracing goes mainstream. Intel Technology Journal, 9(2), Maio 2005. Raisa Malcheva and Mohammad Yunis. An acceleration of fpga-based ray tracer. Euro- pean Scientic Journal, ESJ, 10(7), 2014.

Tomas Möller and Ben Trumbore. Fast, minimum storage ray/triangle intersection. In ACM SIGGRAPH 2005 Courses, page 7. ACM, 2005.

A. S. Nery, N. Nedjah, and F. M. G. França. A parallel architecture for ray-tracing. In 2010 IEEE Latin American Symp. on Circuits and Systems, pages 77–80, Feb 2010. doi: 10.1109/LASCAS.2010.7410224.

W. C. Park, Jae ho Nah, J. S. Park, Kyung-Ho Lee, Dong-Seok Kim, Sang-Duk Kim, J. H. Park, Cheong-Ghil Kim, Yoon-Sig Kang, Sung-Bong Yang, and Tack-Don Han. An fpga implementation of whitted-style ray tracing accelerator. In 2008 IEEE Symposium on Interactive Ray Tracing, pages 187–187, Aug 2008. doi: 10.1109/RT.2008.4634650. Adrianno Sampaio, Alexandre Sena, and Alexandre Nery. Um sistema heterogêneo em- barcado para aceleração de interseção raio-triângulo. In Anais do XX Simpósio em Sis- temas Computacionais de Alto Desempenho, pages 394–405, Porto Alegre, RS, Brasil, 2019. SBC. doi: 10.5753/wscad.2019.8685. URL https://sol.sbc.org.br/ index.php/wscad/article/view/8685.

Jörg Schmittler, Sven Woop, Daniel Wagner, Wolfgang J. Paul, and Philipp Slusal- In Proceedings of lek. Realtime ray tracing of dynamic scenes on an fpga chip. the ACM SIGGRAPH/EUROGRAPHICS Conference on Graphics Hardware, HWWS '04, pages 95–106, New York, NY, USA, 2004. ACM. ISBN 3-905673-15-0. doi: 10.1145/1058129.1058143. URL http://doi.acm.org/10.1145/1058129. 1058143.

Tim Todman and Wayne Luk. Recongurable designs for ray tracing. In null, pages 300–301. IEEE, 2001.

P. Wilson. Design Recipes for FPGAs: Using Verilog and VHDL. Elsevier Science, 2011. Sven Woop, Jörg Schmittler, and Philipp Slusallek. Rpu: a programmable ray processing unit for realtime ray tracing. In ACM Transactions on Graphics (TOG), volume 24, pages 434–444. ACM, 2005.

Xilinx. Vivado Design Suite User Guide: High Level Syntesis. Xilinx, 2017.
Publicado
21/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SAMPAIO, Adrianno; NERY, Alexandre; SENA, Alexandre. Proposta e Implementação de um Acelerador Eficiente em HLS para Ray Tracing. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 21. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 107-118. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2020.14062.