Aprendizagem Ubíqua Orientada pelo Perfil do Aprendiz

  • Darci Levis UNISINOS
  • Jorge Barbosa UNISINOS
  • Sérgio Crespo UNISINOS
  • Débora Nice Ferrari Barbosa UNILASALLE

Resumo


A computação ubíqua traz várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desafio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da educação ubíqua torna-se importante a criação de um Perfil de Aprendiz, que integre suas localizações, interesses e informações referentes à aprendizagem. Este artigo apresenta o PeLeP Pervasive Learning Profile, que consiste em um modelo de aprendiz voltado para sistemas de suporte à aprendizagem ubíqua. O objetivo do PeLeP é possibilitar que aplicações educacionais possam explorar o ensino e aprendizagem ubíquos, baseando-se em um perfil organizado por categorias que contêm informações da vida cotidiana do aprendiz. O perfil do aprendiz no modelo PeLeP é refinado e enriquecido através de inferências. As inferências são baseadas na mobilidade do aprendiz e no monitoramento das tarefas que ele executa nos contextos de um ambiente de computação ubíqua.
Palavras-chave: Computação móvel e ubíqua, Aprendizagem ubíqua, Estilos de aprendizagem

Referências

Augustin, I. et al. ISAM, Joing Context-awareness and Mobility to Building Pervasive Applications. Imad Mahgoub; Mohammad Ylias (Org.). Mobile Computing Handbook. New York, CRC Press, 2004, pp. 73-94.

Barbosa, D. N. F.; Geyer, C.F.R; Barbosa, J.L.V. GlobalEdu: An Architecture to Support Learning in a Pervasive Computing Environment. IFIP Workshop on Educational Technology (EDUTECH), Perth, Australia, Springer-Verlag, 2005, pp. 1-10.

Barbosa, J.L.V.; Hahn, R.M.; Rabello,S.; Barbosa, D.N.F. Local: Um Modelo para Suporte à Aprendizagem Consciente de Contexto. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) Brasília: SBC, 2006, pp.437-446.

Felder, R. M. e Henriques, E. R. Learning and Teaching Styles in Foreign and Second Language Education. Foreign Language Anais. Vol. 28, No. 1, (1995), pp. 21-31.

Gasperini, I.; Amaral, M.A.; Pimenta, M.S.; Oliveira, J.P.M. Navegação Adaptativa no Ambiente de EAD AdaptWeb: uso de XML na Adequação de Conteúdo e Navegação. III Congresso Internacional de Ergonometria e Usabilidade Design de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2004, p. 124-130.

Geyer, C.F.R. et al. SEMEAI - SistEma Multiagente de Ensino e Aprendizagem na Internet. XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2001, pp. 487-496.

Learning Technology Standards Committee of the IEEE. Draft Standard for Learning Object Metadata. Last Accessed May 2007 [Available at http://ltsc.ieee.org/wg12/index.html].

LIP. Learner Information Package Specification 1.0. Last Accessed May 2007 [Available at http://www.imsglobal.org/profiles/index.html].

Lopes, J. Normalização. Last Accessed May 2007 [Available at http://bsel.ist.utl.pt/2007/PortalQuimiometria/Contents/procdados/node7.html].

MobileIN Technologies. Location Based Services (LBS). Last Accessed May 2007 [Available at http://www.mobilein.com/location_based_services.htm].

Ogata, H.; Yin C and Yano, Y. JAPELAS: Supporting Japanese Polite Expressions Learning Using PDA towards Ubiquitous Learning. The Journal of Information and Systems in Education. Vol. 2, No. 1, (2005), pp. 33-39.

PAPI. Public and Private information for learners. IEEE P1484.2/d7, 2001. Draft standard for learning technology. Last Accessed May 2007 [Available at http://www.edutool.com/papi].

Rogers, Y. et al. Ubi-learning Integrates Indoor and Outdoor Experiences. Communications of the ACM. Vol. 48, No. 1, (January, 2005), p.55-59.

Roschelle, J.; Pea, J. A walk on the WILD side: How wireless handhelds may change CSCL. Computer Supported Collaborative Learning, January 2002.

Satyanarayanan, M. Fundamental Challenges in Mobile Computing. ACM Symposium on Principles of Distributed Computing. New York: ACM Press, 1996.

Satyanarayanan, M. Pervasive computing: vision and challenges. IEEE Journal. Vol. 8, No. 4, (August 2001), pp. 10- 17.

SeLeNe. Self e-Learning Networks. Last Accessed May 2007 [Available at http://www.dcs.bbk.ac.uk/selene].

Simon, B. et al. Elena: A Mediation Infrastructure for Educational Services. WWW Conference. Budapest, Hungary, May 2003.

Yau, S. et al. Smart Classroom: Enhancing Collaborative Learning Using Pervasive Computing Technology. II ASEE International Colloquium on Engineering Education, June 2003.

MobiLab. Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação Móvel. Last Accessed May 2007 [Available at http://www.inf.unisinos.br/~mobilab].
Publicado
24/10/2007
Como Citar

Selecione um Formato
LEVIS, Darci; BARBOSA, Jorge; CRESPO, Sérgio; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Aprendizagem Ubíqua Orientada pelo Perfil do Aprendiz. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 8. , 2007, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007 . p. 81-88. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2007.18756.