Fatores Autopercebidos por Estudantes de TI na Primeira Disciplina de Programação
Resumo
Este estudo investiga os desafios enfrentados por estudantes da área de Tecnologia da Informação, iniciantes em programação, analisando, sob a perspectiva de gênero, fatores técnicos, pessoais, motivacionais, de conhecimentos prévios e de apoio percebidos por eles associados à primeira disciplina de programação. Através de um survey aplicado a 123 discentes, identificou-se que dificuldades para entender o conteúdo, de abstração e sintaxe são barreiras técnicas recorrentes, enquanto a gestão de tempo, a motivação e a concentração afetam o engajamento. A análise revela ainda ações indicadas para estimular o interesse feminino na área, uma vez que o estudo apresenta uma diferença significativa de estudantes do sexo feminino nos cursos.Referências
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Publicado
17/09/2025
Como Citar
MARTINS, Maria Beatriz Rodrigues; PATRICIO, Francisco Rodrigo; CAVALCANTE, Camila de Paiva; MATOS, Gabriel Rudan Sales; VENCESLAU, Amanda Drielly Pires; ANDRADE, Lisieux Marie M. dos S..
Fatores Autopercebidos por Estudantes de TI na Primeira Disciplina de Programação. In: WORKSHOP DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (WSIS), 16. , 2025, Rio Paranaíba/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 116-125.
DOI: https://doi.org/10.5753/wsis.2025.15667.
