Explorando a Grécia Antiga: Um Jogo Digital Educativo

  • Mikaelly Elídia Matos UFV
  • Bernardo Teixeira de Miranda UFV
  • Fabio Bastos UFV
  • João Lucas Mayrinck UFV
  • Alvaro Oda UFV
  • Pedro Moises de Sousa UFV

Resumo


Este artigo apresenta um jogo digital desenvolvido para ensinar a história da Grécia Antiga aos alunos do Ensino Fundamental II. Criado na plataforma Unity 3D e orientado pelos parâmetros curriculares, o jogo oferece uma imersão lúdica nos eventos históricos e na mitologia grega. O desenvolvimento seguiu a metodologia ágil iterativo-incremental, permitindo ajustes contínuos com base no feedback dos testes em escolas públicas. O ambiente interativo do jogo desempenha um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados iniciais destacam a eficácia dos jogos digitais no ensino de história e a importância da tecnologia na educação.
Palavras-chave: Gamificação no ensino, Ensino de história, Tecnologia na educação, Civilização grega

Referências

Bianchessi, Cleber, e Ademir Mendes. “Ensino de história por meio de jogos digitais: Relato de aprendizagem significativa com games.” Revista Tempos e Espaços em Educação 12.29 (2019): 13.

BOULOS, Alfredo Júnior. História: Sociedade & Cidadania. 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2022.

MINORELLI, Caroline; CHIBA, Charles. SuperAÇÃO! História: 6°ano. 1° edição. São Paulo: Moderna, 2022.
Publicado
17/09/2025
MATOS, Mikaelly Elídia; MIRANDA, Bernardo Teixeira de; BASTOS, Fabio; MAYRINCK, João Lucas; ODA, Alvaro; SOUSA, Pedro Moises de. Explorando a Grécia Antiga: Um Jogo Digital Educativo. In: WORKSHOP DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (WSIS), 16. , 2025, Rio Paranaíba/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 198-203. DOI: https://doi.org/10.5753/wsis.2025.15623.