Gamificação no Ensino de Física – Projeto e Teste de Usabilidade de um Jogo de Física para Ensino Médio

  • João Victor N. Silva UFV
  • Fábio Bastos UFV
  • João Lucas Mayrinck UFV
  • Pedro Moises de Sousa UFV

Resumo


O presente artigo apresenta o desenvolvimento inicial de um jogo educacional. O jogo foi criado na plataforma Unity 3D e tem por objetivo contribuir com o aprendizado de física em turmas do 1º ano do ensino médio, público-alvo. A ideia é de que o jogador se aventura por fases, enfrentando diversos obstáculos a fim de resolver problemas de cinemática através de perguntas e respostas devidamente contextualizadas. Foi utilizada a metodologia ágil AMAEG, que resultou em um teste de usabilidade aplicado ao público-alvo. Os resultados obtidos foram positivos em relação à experiência e ao aprendizado, demonstrando um possível valor prático como ferramenta de estudos.
Palavras-chave: Física, Jogo Educacional, Cinemática

Referências

Brasil, M. d. E. (2018). Base nacional comum curricular (bncc): Educação infantil e ensino fundamental. [link]. Acesso em: 25 mar. 2025.

da Silva, D. A. and de Farias, C. M. (2019). Amaeg, uma metodologia ágil para o desenvolvimento de jogos educacionais.

Fonseca, J. C. A. and de Souza Costa, M. (2023). Desafios na aprendizagem de física no ensino médio das escolas públicas: Uma revisão da literatura. Research, Society and Development, 12(7):e2812742440–e2812742440.

Moreira, M. A. (2018). Uma análise crítica do ensino de física. Estudos avançados, 32(94):73–80.

Moreira, M. A. (2021). Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43:e20200451.
Publicado
17/09/2025
SILVA, João Victor N.; BASTOS, Fábio; MAYRINCK, João Lucas; SOUSA, Pedro Moises de. Gamificação no Ensino de Física – Projeto e Teste de Usabilidade de um Jogo de Física para Ensino Médio. In: WORKSHOP DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (WSIS), 16. , 2025, Rio Paranaíba/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 214-219. DOI: https://doi.org/10.5753/wsis.2025.15027.