Os Anais do IX Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF 2008) trazem os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizado em 27 de maio de 2008, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em conjunto com o XXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2008). Nesta edição, os anais incluem 15 artigos completos. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares do tipo blind, de um total de 29 artigos submetidos, o que implicou numa taxa de aceitação de 51,7%. A realização do evento foi da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A coordenação geral do evento foi do professor Raul Ceretta Nunes (UFSM).

O WTF é promovido pela Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas (CE-TF) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O resgate histórico desta edição, incluindo a recuperação dos arquivos e a coleta dos metadados, foi realizado pelo prof. Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste) com apoio especial do prof. Elias P. Duarte Jr. (UFPR).

Para mais informações sobre o WTF 2008, visite o website do evento ou o site da CE-TF.

Publicado: 27/05/2008

Artigos