A iniciativa da construção do Plano de Dados Abertos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte através de parceria acadêmica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Frederico N. Pranto Filho
  • Renan Oliveira
  • Lindemberg Silva Pereira
  • Joir Ramalho

Resumo


Embora haja várias vantagens e motivações para a abertura dos dados pelos órgãos da administração pública, há também algumas dificuldades e barreiras a serem superadas para a efetivação de uma política de Dados Abertos Governamentais (DAG). Estudos investigam as principais motivações dos desenvolvedores e fornecedores em trabalhar com DAG, bem como procuram identificar as dificuldades enfrentada por eles. O objetivo geral deste trabalho compreende relatar a estratégia adotada nos estágios preliminares da implantação do Plano de Dados Abertos (PDA) do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN). A construção do PDA buscou seguir como metodologia de trabalho as diretivas definidas no ProceDA (Processo para Dados Abertos). Além disso, vamos discutir e compartilhar os ganhos obtidos a partir de uma parceria entre o TCE/RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PRANTO FILHO, Frederico N.; OLIVEIRA, Renan; PEREIRA, Lindemberg Silva; RAMALHO, Joir. A iniciativa da construção do Plano de Dados Abertos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte através de parceria acadêmica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: WORKSHOP DE TRANSPARÊNCIA EM SISTEMAS (WTRANS), 6. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6140. DOI: https://doi.org/10.5753/wtrans.2018.3096.