Aplicando Transparência no Domínio de Informação Sobre Saúde na Internet: Uma Abordagem Visando o Cidadão
Resumo
A internet renovou a forma como a comunicação e o acesso às informações de saúde são feitos. Porém, a internet está sujeita a dificuldades referentes à busca e qualidade da informação sobre saúde. A Transparência é uma demanda atual da sociedade, e o fornecimento de informações de saúde mais transparentes vai de encontro às tecnologias como a internet como um item de qualidade. O problema abordado neste trabalho está relacionado com a busca e com o acesso a informação de boa qualidade em saúde disponível na internet. Afim de tratar esta questão, uma abordagem baseada na identificação, seleção e consolidação de informações foi proposta. Tal abordagem culminou no desenvolvimento de um protótipo, que foi utilizado em uma avaliação preliminar, cujos resultados são descritos.
Referências
BARBOSA, A. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Domicílios e TIC Empresas 2011. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
BASILI, V.R., Software modeling and measurement: the Goal/Question/Metric paradigm, 1992.
COELHO, E.Q., COELHO, A.Q., CARDOSO, J.E.D., Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?, Revista Bioética, 21(1), pp.142-149, 2013.
FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz Inovação em Saúde para a sociedade. Selo de Qualidade da Informação em Saúde na Internet. 2017. Disponível em: [link]. Acessado em: 20/03/2017.
GARBIN, H.B.R., GUILAM, M.C.R., NETO, A.F.P., Internet na promoção da saúde: um instrumento para o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Physis-Revista de Saúde Coletiva, v. 22, n. 1, 2012.
GER–PUC (Grupo de Engenharia de Requisitos da PUC-Rio), Catálogo Transparência, 2017. Disponível em: [link]. Acessado em: 11 março. 2018.
HON - Hon Foundation. Código de conduta para sites web em Medicina e Saúde (HONcode), 1999.
MENDONÇA, A.P.B., Critérios de qualidade para sites de saúde: uma proposta, p. 97, Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2016.
MINHAVIDA, A Jornada digital do paciente, 2016.
MORETTI, F. A., OLIVEIRA, V. E., SILVA, E.M.K., Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública?, Revista da Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 6, p. 650-658, 2012.
PAOLUCCI, R., A necessidade de uma revisão da avaliação da informação online, Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde, IES:ICICT/FIOCRUZ.
Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, 2014.
SIMÕES, A.L., Hoax – o avanço tecnológico e a propagação de boatos, IX Simpósio Nacional ABCiber, PUC-SP, 2016.
TOMAÉL M.I., VALENTIM, M.L.P. Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: Eduel; 2004.
