Ferramenta de Simulação com Abordagem de Sistema Multiagente Híbrida para Gestão Ambiental

Authors

  • Carolina Gonçalves Abreu Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)
  • Cássio Giorgio Couto Coelho Universidade de Brasília (UnB)
  • Célia Ghedini Ralha University of Brasilia
  • Alexandre Zaghetto Universidade de Brasília (UnB)
  • Bruno Macchiavello Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2011.194

Keywords:

ferramenta de simulação, sistemas multiagentes, mudanças no uso e cobertura do solo

Abstract

Este artigo apresenta um protótipo de sistema computacional que possibilita a realização de simulações do uso do solo. O sistema tem como objetivo auxiliar na análise da dinâmica do uso e cobertura do solo, de tal forma que possa servir como uma ferramenta utilizada na tomada de decisões. O sistema utiliza uma abordagem multiagente e modelo configurável pelo usuário. O modelo leva em consideração certas variáveis proximais, como por exemplo, a presença de estradas, edificações, cursos de água, entre outros. Estas variáveis proximais são utilizadas para identificar as regiões com maior probabilidade de uso antrópico. O sistema permite configurar o modelo de simulação indicando quais variáveis proximais serão utilizadas, a importância de cada uma delas, e a máquina de estados a ser utilizada. O uso da abordagem de sistema multiagente permite a definição de diversos comportamentos para os agentes envolvidos podendo gerar diferentes cenários de simulação. Como resultados experimentais, este trabalho apresenta simulações iniciais para o bioma do cerrado; o qual é reconhecido como um dos maiores biomas brasileiros, além de ser considerado um hotspot da biodiversidade mundial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Gonçalves Abreu, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

Mestranda no Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília (UnB)

Cássio Giorgio Couto Coelho, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharelando no Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB)

Célia Ghedini Ralha, University of Brasilia

Célia Ghedini Ralha, bacharel em administração, Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 1990, e PhD pela Leeds University (Inglaterra) desde 1996. Atualmente é professora associada no Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB). No CIC foi coordenadora do curso de bacharelado em Ciência da Computação (2004-2005) e chefe do departamento por dois mandatos subsequentes (2006-2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com orientações na UnB de trabalhos a nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado que envolvam o tratamento de informação e conhecimento com uso de técnicas de Inteligência Artificial Distribuída, principalmente utilizando sistemas multiagentes em diversas áreas de aplicação, como Computação Forense, Bioinformática, Gestão Ambiental e desenvolvimento de agentes de mineração de dados. Tem trabalhos na área de Web Inteligente, Web Semântica, Sistemas de Informação, Modelagem de Processos de Negócio e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicações. É líder do Grupo de Pesquisa - Sistemas Computacionais para Tratamento de Informação e Conhecimento, certificado pela UnB e credenciado no CNPq. A professora está como Diretora de Desenvolvimento Institucional e Inovação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) da UnB desde março 2010.

Alexandre Zaghetto, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB com interesse nas áreas de Processamento de Sinais, Processamento de Imagens e Vídeo, Redes Neurais Artificiais, Lógica Fuzzy.

Bruno Macchiavello, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB com interesse nas áreas de Processamento de Sinais, Processamento de Imagens e Vídeo, Teoria da Informação, Codificação de Dados e Inteligência Artificial.

Published

2012-01-23

How to Cite

Abreu, C. G., Coelho, C. G. C., Ralha, C. G., Zaghetto, A., & Macchiavello, B. . (2012). Ferramenta de Simulação com Abordagem de Sistema Multiagente Híbrida para Gestão Ambiental. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 4. https://doi.org/10.5753/isys.2011.194

Issue

Section

Regular articles