Um Framework de Práticas Ágeis para Apoio à Implementação do Processo de Projeto e Construção do Produto

Authors

  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Vitor de Souza Castro

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2015.286

Abstract

Qualidade de software é um tema recorrente nas organizações especializadas. No Brasil, a SOFTEX criou o programa MPS.BR, tendo o objetivo impulsionar a qualidade do software brasileiro. Adicionalmente, visando maior agilidade nos processos, muitas organizações estão adotando práticas ágeis para apoiar a implementação deste programa de qualidade. Assim, o presente artigo visa apresentar um framework contendo práticas ágeis oriundas das metodologias Crystal, FDD, TDD e eXtreme Programming para apoio à implementação do processo de Projeto e Construção do Produto constante no programa MPS.BR.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1998), Especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará - UFPA, Coordenador do Projeto de Pesquisa SPIDER - Software Process Improvement: DEvelopment and Research que recebeu o segundo lugar no Prêmio Dorgival Brandão Júnior referente ao ciclo 2011 do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É Consultor-Implementador e Avaliador do modelo MPS.BR de qualidade pela SWQuality Consultoria e Sistemas Ltda. Atuou como: Gerente de Divião de Desenvolvimento da Cobra Tecnologia; Gerente de Processos e Qualidade da Amazon Corporation; e Professor Titular I da Universidade da Amazônia - UNAMA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de software, qualidade de software, gerência de projetos, ferramentas CASE, ambiente de desenvolvimento de software e sistema de informação.

Published

2015-09-30

How to Cite

Oliveira, S. R. B., & Castro, V. de S. (2015). Um Framework de Práticas Ágeis para Apoio à Implementação do Processo de Projeto e Construção do Produto. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 8(2), 78–97. https://doi.org/10.5753/isys.2015.286

Issue

Section

Regular articles