Comércio Eletrônico: Comportamento do Consumidor na Internet

Authors

  • Daniela Raitz UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jairo Leonardi de Aguiar UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kellerman Augusto Lemes Godarth UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2017.339

Abstract

Este estudo teve como principal objetivo identificar as variáveis que influenciam no processo de decisão de compra no comércio eletrônico, feito a partir da identificação das características demográficas, hábitos de utilização, benefícios e barreiras e riscos do uso do comércio eletrônico. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa caracterizou-se como de cunho quantitativo, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra de 78 alunos de pós-graduação vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão. Quanto às características da amostra, o estudo identificou uma predominância de jovens adultos, do gênero feminino e com renda elevada, os quais possuem hábitos diários de utilização da Internet, há mais de cinco anos. Em relação às variáveis que influenciam o processo de compra, na categoria benefícios percebidos, destaca-se a comodidade e a possibilidade de comparar preços e produtos online. Já em relação às barreiras quanto ao uso do comércio eletrônico, as mais importantes foram a falta de contato pessoal e a pouca informação sobre o produto. Finalmente, em relação aos riscos do comércio online, as variáveis apontadas foram a possibilidade de clonagem das informações pessoais na Internet e o arrependimento posterior à realização da compra online.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela Raitz, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administradora pela UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão

Jairo Leonardi de Aguiar, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administrador Mestre em Administração

Kellerman Augusto Lemes Godarth, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Administrador Especialista em Gestão de Pessoas Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional Doutorando em Administração Professor da UNIPAR

Published

2017-06-04

How to Cite

Raitz, D., Aguiar, J. L. de, & Godarth, K. A. L. (2017). Comércio Eletrônico: Comportamento do Consumidor na Internet. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 10(2), 153–170. https://doi.org/10.5753/isys.2017.339

Issue

Section

Special issues articles