Jogo de RPG para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Jogo Digital e Formação de Professores

Autores

  • Bruno Cabreira Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • João Eduardo Seffrin Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Placida Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Jonnhy Marques Universidade Federal de Pelotas
  • Simone André da Costa Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Foss Universidade Federal de Pelotas
  • André Du Bois Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Reiser Universidade Federal de Pelotas
  • Clause Piana Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Rita Mazzini Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2400

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Abstração de Dados, Abstração de Processos, Reconhecimento de Padrões, Generalização, Ensino Fundamental, Jogo de RPG, Ensino Remoto

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) tem sido considerado como uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais para os profissionais do século XXI. No Brasil, a importância do PC pode ser observada pela sua inserção nas normas da Base Nacional Comum Curricular. Entre as abordagens que visam qualificar o processo de ensino e aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências do PC, destaca-se a utilização de jogos educacionais. Em particular, uma metodologia para aplicação de uma atividade denominada Elementais RPG foi previamente proposta, com o objetivo de integrar o ensino de matemática com os seguintes conceitos e técnicas do PC: abstração de dados e processos, e reconhecimento de padrões/generalização. Um estudo de caso presencial foi desenvolvido e os resultados obtidos deram indícios de que a realização da atividade foi atrativa e eficaz para o aprendizado dos alunos. No entanto, devido à pandemia do COVID-19, surgiu também a necessidade de novas alternativas para trabalhar a atividade de forma remota. Assim, este trabalho complementa a atividade proposta com um tutorial remoto para professores e um jogo digital para alunos, ambos aplicados e avaliados com o objetivo de identificar a viabilidade e adequação das propostas para o público-alvo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-21

Como Citar

GONÇALVES, B. C.; SOARES, J. E. S.; OLIVEIRA, P.; MARQUES, J.; CAVALHEIRO, S. A. da C.; FOSS, L.; DU BOIS, A.; REISER, R.; PIANA, C.; MAZZINI, A. R. Jogo de RPG para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Jogo Digital e Formação de Professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 262–291, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2400. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2400. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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