Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Trata-se de um trabalho científico completo (segue um método científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo (nomes e informações de contato dos autores, nomes nos cabeçalhos, propriedades do arquivo e quaisquer outras informações que possam identificar os autores), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. As informações devem ser adicionadas na versão final do artigo, após a aceitação do mesmo para publicação.
  • O texto segue as instruções (incluindo idioma, número de páginas, estrutura e formato com os padrões de estilo e requisitos bibliográficos) descritas nesta página.
  • A submissão (e consequente publicação no caso de aceitação) do artigo foi consentida por todos os autores e aprovada tácita ou explicitamente por todas as autoridades responsáveis pela execução do trabalho.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • É necessário submeter uma carta de apresentação (cover letter) no formato PDF, criada com o template disponibilizado pela RBIE.

Diretrizes para Autores

O processo de submissão e publicação de trabalhos na Revista Brasileira de Informática na Educação tem, pelo menos, duas fases distintas: submissão para avaliação pelo Corpo Editorial da Revista; e (em caso de aceite) elaboração da versão revisada do trabalho.

A RBIE publica trabalhos científicos originais em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês. Os autores devem submeter seus artigos usando o sistema online de submissão da revista. Todos os artigos submetidos à revista são avaliados por pares, por ao menos três revisores (duplamente às cegas), com análise e metarevisão de um membro do Corpo Editorial da RBIE. O tempo médio de avaliação é de 6 meses. O corpo editorial é formado por doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

 

A submissão e publicação de artigos na RBIE é gratuita.

 

É altamente recomendável que o trabalho seja fundamentado em teorias psico-pedagógicas, lide com artefatos tecnológicos inovadores e siga corretamente uma metodologia científica. É esperado que os artefatos/software/sistemas sejam analisados, validados e/ou avaliados em diferentes cenários educacionais. A revista também publica revisões sistemáticas que incluam questões de pesquisa claras, uma análise crítica, e direções para novos desafios na área.

 

Submissão para avaliação:

  1. Os artigos científicos de trabalhos completos e originais, que sejam destinados exclusivamente à revista, serão submetidos à avaliação e a aprovação do Corpo Editorial da RBIE. Versões estendidas de trabalhos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, ...) poderão ser submetidos e analisados desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, devendo ser autorizados, por escrito, pela entidade organizadora do evento, quando as normas do mesmo assim exigirem, ou em situações especialmente definidas pelo Corpo Editorial.

  2. Os trabalhos deverão estar escritos em Português, Inglês ou Espanhol. Devem manter entre 12 e 30 páginas, incluindo figuras, referências e anexos. A primeira página deve conter o título, autores e filiação, endereço eletrônico, resumo, abstract e palavras-chave. Os artigos devem seguir o modelo de formato da RBIE (docxlatex) já na primeira submissão (sendo que neste caso devem ser observadas as políticas de revisão às cegas - ou seja, toda possível identificação aos autores deve ser removida, como nome dos autores, e-mails, afiliações etc.).

  3. Os arquivos contendo os trabalhos submetidos devem estar no formato PDF.

  4. É necessário submeter uma carta de apresentação (cover letter) no formato PDF, criada com o template disponibilizado pela RBIE (docxrtf).

  5. O Corpo Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

  6. As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e adequação das referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Obs.: Entende-se por artigo científico de trabalho completo aquele que segue um método científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa. Entende-se por trabalho original aquele que não tenha sido publicado anteriormente (excetuando-se versões correspondentes a dissertações de mestrado ou teses de doutorado). No caso de versões estendidas, devem contar com no mínimo 30% a mais de conteúdo original em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem indicar tratar-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também onde a versão original foi publicada).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços eletrônicos informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.