Avaliação de Usabilidade de Jogos Educacionais para pessoas com a Síndrome de Williams-Beuren

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.2452

Palavras-chave:

Jogos educacionais digitais, Usabilidade de jogos, Heurísticas, Jogos sérios para Síndrome de Williams-Beuren

Resumo

A síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma síndrome rara, que se caracteriza por diferentes graus de deficiência intelectual, tais como, dificuldades para armazenar, acessar, manipular, reorganizar e utilizar informações quando necessário. Este conjunto de particularidades provocam obstáculos para a aprendizagem, principalmente da matemática. Diante desses problemas, os jogos educacionais digitais (JED) surgem no processo de ensino-aprendizagem (PEA) como uma ferramenta potencializadora que pode promover a inclusão destes indivíduos na sociedade, facilitando seu desenvolvimento intelectual. Mas, para que esses jogos venham a engajá-los efetivamente, gerando um PEA rico e formativo, é necessário que sua usabilidade seja minuciosamente estudada. Sendo assim, esta pesquisa busca definir um conjunto de recomendações de usabilidade para JED destinados a pessoas com a Síndrome de Williams-Beuren. Para tanto, o SoundMath foi desenvolvido e logo após avaliado, por especialistas, utilizando heurísticas de usabilidade. O conjunto Avaliação Heurística para Jogos Educacionais Digitais (AHJED) foi aplicado pelos avaliadores individualmente e, posteriormente, foram debatidas as conclusões por webconferência. Em seguida, um grupo com pessoas que possuem a SWB (e seus responsáveis) realizou um teste de usabilidade do SoundMath, teste este que foi gravado e analisado. Vários aspectos da implementação ficaram aquém dos requisitos para que os usuários pudessem se engajar no jogo. Contudo, sete aspectos positivos foram transformados em recomendações. O estudo desenvolveu o JED concebido por Menezes (2017), realizou avaliações de usabilidade e atestou que alterações precisam ser realizadas. A partir da experiência adquirida durante o processo, um conjunto de recomendações de usabilidade foi definido, visando auxiliar o desenvolvimento de JED para pessoas com a SWB.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-07

Como Citar

OLIVEIRA, R. F. F. de; LINS, F. A. A.; CORREIA NETO, J. da S. Avaliação de Usabilidade de Jogos Educacionais para pessoas com a Síndrome de Williams-Beuren. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 181–212, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.2452. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2452. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos