Saúde Mental de Estudantes de Ciência da Computação durante o Isolamento Social da Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2855

Palavras-chave:

Ciência da Computação, Estudantes, Saúde Mental, Ansiedade, Depressão, Bem-estar, COVID-19

Resumo

A pandemia global de COVID-19 teve impacto não apenas na saúde física, mas também na saúde mental, especialmente entre os estudantes universitários. Estudos anteriores demonstraram que estudantes de Ciência da Computação, em particular, já apresentam mais sintomas de ansiedade e depressão do que a população em geral e estudantes de outras áreas. O estudo teve como objetivo medir o impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes de Ciências da Computação, avaliando a prevalência e fatores associados aos sintomas de ansiedade e depressão, bem como os fatores que mais afetaram o seu bem-estar. Uma pesquisa transversal on-line com foco nas preocupações e impactos da COVID-19 foi projetada. Os Inventários de Ansiedade e de Depressão de Beck foram usados para medir os sintomas de ansiedade e depressão. Os dados foram coletados anonimamente e analisados por meio do software TIBCO Statistica™, por meio de testes não paramétricos. 174 estudantes (135 homens; idade=21,07 ± 2,47 anos) participaram do estudo. A prevalência de sintomas foi de 36,7% para ansiedade e 60,3% para depressão. 81% dos alunos relataram que seu bem-estar foi afetado negativamente pela pandemia, com as preocupações mais relatadas incluindo isolamento social e atraso no progresso acadêmico. Foram encontradas correlações entre sintomas de ansiedade e depressão, relacionamentos sociais fortes, prática regular de exercícios físicos e nível de satisfação dos alunos com seu curso acadêmico. Este artigo lança luz sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos estudantes de Ciência da Computação, sugere maneiras pelas quais eles podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão e melhorar sua saúde mental durante e após a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araujo, F. J. D. O., Lima, L. S. A. D., Cidade, P. I. M., Nobre, C. B., & Neto, M. L. R. (2020). Impact Of Sars-Cov-2 And Its Reverberation In Global Higher Education And Mental Health. Psychiatry Research, 288, 112977. doi: 10.1016/j.psychres.2020.112977 [GS Search]

Bardhoshi, G., Duncan, K., & Erford, B. T. (2016). Psychometric Meta-Analysis of the English Version of the Beck Anxiety Inventory. Journal of Counseling & Development, 94(3), 356-373. doi: 10.1002/jcad.12090 [GS Search]

Beck, A. T., Epstein, N., Brown, G., & Steer, R. A. (1988, December). An inventory for measuring clinical anxiety: psychometric properties. Journal of consulting and clinical psychology, 56(6), 893-897. doi: 10.1037/0022-006X.56.6.893 [GS Search]

Beck, A. T., Steer, R. A., & Carbin, M. G. (1988). Psychometric properties of the Beck Depression Inventory: Twenty-five years of evaluation. Clinical Psychology Review, 8(1), 77-100. doi: 10.1016/0272-7358(88)90050-5 [GS Search]

Beck, A. T., Ward, C. H., Mendelson, M., Mock, J., & Erbaugh, J. (1961, June). An Inventory for Measuring Depression. JAMA Psychiatry, 4(6), 561-571. doi: 10.1001/archpsyc.1961.01710120031004 [GS Search]

Brunoni, A. R., Suen, P. J. C., Bacchi, P. S., Razza, L. B., Klein, I., dos Santos, L. A., . . . et al. (2021). Prevalence and risk factors of psychiatric symptoms and diagnoses before and during the COVID-19 pandemic: findings from the ELSA-Brasil COVID-19 mental health cohort. Psychological Medicine, 1–12. doi: 10.1017/S0033291721001719 [GS Search]

Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong, J., & Zheng, J. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research, 287, 112934. doi: 10.1016/j.psychres.2020.112934 [GS Search]

Carek, P. J., Laibstain, S. E., & Carek, S. M. (2011). Exercise for the Treatment of Depression and Anxiety. The International Journal of Psychiatry in Medicine, 41(1), 15-28. doi: 10.2190/PM.41.1.c [GS Search]

Choi, B., Shim, G., Jeong, B., & Jo, S. (2020, May). Data-driven analysis using multiple self-report questionnaires to identify college students at high risk of depressive disorder. Scientific Reports, 10, 7867-. doi: 10.1038/s41598-020-64709-7 [GS Search]

dos Santos, W. G. (2020). Natural history of COVID-19 and current knowledge on treatment therapeutic options. Biomedicine & Pharmacotherapy, 129, 110493. doi: 10.1016/j.biopha.2020.110493 [GS Search]

Gorenstein, C., Pompéia, S., & Andrade, L. (1995). Scores of Brazilian University Students on the Beck Depression and the State-Trait Anxiety Inventories. Psychological Reports, 77(2), 635-641. doi: 10.2466/pr0.1995.77.2.635 [GS Search]

Grubic, N., Badovinac, S., & Johri, A. M. (2020). Student mental health in the midst of the COVID-19 pandemic: A call for further research and immediate solutions. International Journal of Social Psychiatry, 66(5), 517-518. doi: 10.1177/0020764020925108 [GS Search]

House, J., Landis, K., & Umberson, D. (1988). Social relationships and health. Science, 241(4865), 540–545. doi: 10.1126/science.3399889 [GS Search]

Husky, M. M., Kovess-Masfety, V., & Swendsen, J. D. (2020). Stress and anxiety among university students in France during Covid-19 mandatory confinement. Comprehensive Psychiatry, 102, 152191. doi: 10.1016/j.comppsych.2020.152191 [GS Search]

Kaparounaki, C. K., Patsali, M. E., Mousa, D.-P. V., Papadopoulou, E. V., Papadopoulou, K. K., & Fountoulakis, K. N. (2020). University students’ mental health amidst the COVID-19 quarantine in Greece. Psychiatry Research, 290, 113111. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113111 [GS Search]

Lyons, Z., Wilcox, H., Leung, L., & Dearsley, O. (2020). COVID-19 and the mental well-being of Australian medical students: impact, concerns and coping strategies used. Australasian Psychiatry. doi: 10.1177/1039856220947945 [GS Search]

Lyubomirsky, S., & Layous, K. (2013). How Do Simple Positive Activities Increase Well-Being? Current Directions in Psychological Science, 22(1), 57-62. doi: 10.1177/0963721412469809 [GS Search]

Naser, A. Y., Dahmash, E. Z., Al-Rousan, R., Alwafi, H., Alrawashdeh, H. M., Ghoul, I., . . . Alyami, H. S. (2020). Mental health status of the general population, healthcare professionals, and university students during 2019 coronavirus disease outbreak in Jordan: A cross-sectional study. Brain and Behavior, 10(8), e01730. doi: 10.1002/brb3.1730 [GS Search]

Odriozola-Gonzalez, P., Planchuelo-Gomez, A., Irurtia, M. J., & de Luis-Garcia, R. (2020). Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, 290, 113108. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113108 [GS Search]

Patsali, M. E., Mousa, D.-P. V., Papadopoulou, E. V., Papadopoulou, K. K., Kaparounaki, C. K., Diakogiannis, I., & Fountoulakis, K. N. (2020). University students’ changes in mental health status and determinants of behavior during the COVID-19 lockdown in Greece. Psychiatry Research, 292. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113298 [GS Search]

Schuch, F. B., Bulzing, R. A., Meyer, J., Vancampfort, D., Firth, J., Stubbs, B., . . . Smith, L. (2020). Associations of moderate to vigorous physical activity and sedentary behavior with depressive and anxiety symptoms in self-isolating people during the COVID-19 pandemic: A cross-sectional survey in Brazil. Psychiatry Research, 292, 113339. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113339 [GS Search]

Seligman, M. E., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: empirical validation of interventions. Am Psychol, 60(5), 410–421. doi: 10.1037/0003-066X.60.5.410 [GS Search]

Sin, N. L., & Lyubomirsky, S. (2009). Enhancing well-being and alleviating depressive symptoms with positive psychology interventions: a practice-friendly meta-analysis. Journal of Clinical Psychology, 65(5), 467-487. doi: 10.1002/jclp.20593 [GS Search]

Soares Passos, L. M., Murphy, C., Chen, R. Z., Santana, M. G. d., & Passos, G. S. (2020). The Prevalence of Anxiety and Depression Symptoms among Brazilian Computer Science Students. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 316 322). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/3328778.3366836 [GS Search]

Stubbs, B., Vancampfort, D., Rosenbaum, S., Firth, J., Cosco, T., Veronese, N., . . . Schuch, F. B. (2017). An examination of the anxiolytic effects of exercise for people with anxiety and stress-related disorders: A meta-analysis. Psychiatry Research, 249, 102 - 108. doi: 10.1016/j.psychres.2016.12.020 [GS Search]

Sun, L., Sun, L.-N., Sun, Y.-H., Yang, L.-S., Wu, H.-Y., Zhang, D.-D., . . . Sun, Y. (2011). Correlations between Psychological Symptoms and Social Relationships among Medical Undergraduates in Anhui Province of China. The International Journal of Psychiatry in Medicine, 42(1), 29-47. doi: 10.2190/PM.42.1.c [GS Search]

Tabalipa, F. d. O., Souza, M. F. d., Pfützenreuter, G., Lima, V. C., Traebert, E., & Traebert, J. (2015, September). Prevalence of Anxiety and Depression among Medical Students. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, 388 - 394. doi: 10.1590/1981-52712015v39n3e02662014 [GS Search]

Tjia, J., Givens, J. L., & Shea, J. A. (2005). Factors Associated With Undertreatment of Medical Student Depression. Journal of American College Health, 53(5), 219-224. doi: 10.3200/JACH.53.5.219-224 [GS Search]

Torales, J., O’Higgins, M., Castaldelli-Maia, J. M., & Ventriglio, A. (2020). The outbreak of COVID-19 coronavirus and its impact on global mental health. International Journal of Social Psychiatry, 66(4), 317-320. doi: 10.1177/0020764020915212 [GS Search]

Yamaguchi, K., Takebayashi, Y., Miyamae, M., Komazawa, A., Yokoyama, C., & Ito, M. (2020). Role of focusing on the positive side during COVID-19 outbreak: Mental health perspective from positive psychology. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 12, S59-S50. doi: 10.1037/tra0000807 [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-06

Como Citar

SOARES PASSOS, L. M.; MURPHY, C.; CHEN, R. Z.; SANTANA, M. G.; PASSOS, G. S. Saúde Mental de Estudantes de Ciência da Computação durante o Isolamento Social da Pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 553–574, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2855. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2855. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados :: EduComp 2022