Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2914

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Inteligência natural, Síntese criativa, Educação computacional, Educação midiática

Resumo

O presente trabalho analisa potencialidades em síntese criativa a partir do uso de inteligências artificiais (IAs) sintetizadoras de imagens, com base em experimentações das ferramentas Midjourney, Craiyon, Dream e DALL-E, realizadas durante debate interativo online com estudantes de Ensino Médio Técnico. Apresenta-se um relato da experiência educacional, a qual incluiu divulgação científica, letramento digital e computacional e educação midiática, a partir de discussões e reflexões sobre os conceitos de inteligência, IA e inteligência natural (IN). O artigo exibe um resumo do evento, das impressões e produções do público participante, assim como propõe o conceito de síntese criativa como a produção, por sistemas inteligentes, de respostas adaptativas frente às adversidades postas. A educação sobre e com IA se mostra necessária e urgente, uma vez que as disrupções provocadas por seus usos já impactam todos os setores estratégicos das nações. Os resultados da experiência relatada indicam interesse da juventude em compreender e se apropriar das tecnologias de IA.

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Biografia do Autor

Filipe Albuquerque Ito Russo, Universidade de São Paulo (USP)

Filipe Russo é indígena agênere da Associação Multiétnica Wyka Kwara, natural do território ancestral de Manaós, residente no de Piratininga. Autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto (2012; 2022) e Asfixia (2014). Conquistou prêmios de excelência acadêmica em Inteligência Artificial, Psicologia, Gamificação, Empatia e Computação Afetiva. Licenciade em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Especialista em Computação Aplicada à Educação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP). Realizou aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade. Pesquisadore nos grupos TransObjeto associado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), MatematiQueer à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e GFILL à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Nanahira de Rabelo e Sant'Anna, Universidade de Brasília (UnB)

Nanahira de Rabelo e Sant’Anna é doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) e analista em Ciência e Tecnologia do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Com 14 anos de carreira no serviço público federal, tem experiência com políticas de informática e tecnologias da informação e comunicação (TICs) e com relações internacionais em comércio, indústria, investimentos, ciência, tecnologia, inovação e comunicações. Trabalhos recentes incluem: Governança ambiental global e AOD do Japão para o Brasil (coautoria com S. Masukata and C. Y. A. Inoue, Springer Nature 2023); Promovendo conexões colaborativas bottom-up em ciência, tecnologia e inovação: o caso da cooperação Brasil-Austrália (coautoria com C. Elsner, Ipea 2022); Cooperação internacional do Brasil em ciência, tecnologia e inovação no contexto da pandemia da Covid-19 (coautoria com A. C. Dantas and J. Mascarello, Ipea 2020); Comunidade nikkei de Paracatu-MG e suas experiências de desenvolvimento no contexto do Prodecer (USP 2019); e Cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e Japão no século XXI: contribuições para o desenvolvimento (Novas Edicoes Academicas 2017).

Rodrigo Hideki Imai, Universidade de São Paulo (USP)

Rodrigo Hideki Imai completou o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Milliet (2019) e o ensino médio com técnico em Mecatrônica na Escola Técnica Estadual (ETEC) Martin Luther King (2022). Atualmente cursa graduação em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Bolsista de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Medalhista em Olimpíadas de Matemática Paulista, Brasileira e Internacional.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-12

Como Citar

RUSSO, F. A. I.; SANT’ANNA, N. de R. e; IMAI, R. H. Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 814–828, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2914. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2914. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia