Desenvolvimento de aplicativo de Realidade Aumentada para auxílio no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil: um estudo no ensino fundamental menor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2916

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Alfabetização, Tecnologias Digitais, Educação

Resumo

O processo de alfabetização de crianças ainda apresenta-se como um desafio no campo educacional atual e a tecnologia de realidade aumentada pode ser utilizada como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas voltadas à alfabetização. Este trabalho objetivou desenvolver o aplicativo de realidade aumentada Alfabetiz-AR para auxiliar no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil. A pesquisa assumiu um caráter exploratório na forma de estudo de caso, adotando uma abordagem do tipo qualiquantitativa, realizando como principais atividades a revisão de literatura, a pesquisa de campo, análise dos dados, e utilizando-se, principalmente, das ferramentas Unity e Blender para desenvolvimento do aplicativo. O trabalho possibilitou constatar o potencial do aplicativo de realidade aumentada para auxiliar no processo de alfabetização sob o ponto de vista de professoras das séries iniciais do ensino fundamental, bem como identificar fragilidades do aplicativo que precisam ser resolvidas. Apesar da identificação do potencial da realidade aumentada na alfabetização, a pesquisa evidenciou o quanto a utilização de tecnologias educacionais ainda é uma questão desafiadora e também apontou alguns direcionamentos para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelene de Jesus do C. Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduou-se em Engenharia de produção pela Universidade Estadual do Pará e Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Pará em 2007, recebeu pela Universidade Federal do Pará o título de mestra em Ciência da Computação 2012 e o título de doutora em Engenharia Elétrica em 2020. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Referências

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., & Macintyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 21(6), 34–47. doi: 10.1109/38.963459. [GS Search]

Balog, L. C., & Ribeiro, L. R. G. (2020). Letra: Realidade aumentada aplicada na alfabetização de crianças com transtorno do espectro do autismo. In Anais eletrônicos(pp. 795 – 797). Recife/PE. [GS Search]

Bispo Jr, E. L., Raabe, A., Matos, E., Maschio, E., & Barbosa, E. F. (2020). Tecnologias na educação em computação: primeiros referenciais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28. doi: 10.5753/RBIE.2020.28.0.509 [GS Search]

CIEB (2019). Autoavaliação de competências digitais de professores. Disponível em [Link].

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6th ed.).

BGE (2019). Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (4th ed.). Disponível em [Link].

INEP (2018). Relatório saeb/ana 2016: panorama do brasil e dos estados. Disponível em [Link].

Juttel, F., Kalempa, V. C., & Pykosz, L. C. (2015). Alfabetizando através da realidade aumentada: desenvolvimento de um aplicativo de auxílio à alfabetização utilizando ra para dispositivos móveis. Tecnologias na Educação (13). [GS Search]

Kirner, C., & Siscoutto, R. (2007). Realidade virtual e aumentada: conceitos, projetos e aplicações (2nd ed., Vol. 2). Petrópolis/RJ: SBC. [GS Search]

Micotti, C. O. (2017). Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas (1st ed.).

Minayo, M., & Sanches, O. (1993). Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade. Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 239-262. doi: 10.1590/S0102-311X1993000300002. [GS Search]

Morais, A. G. (2012). Sistema de escrita alfabética (1st ed.).

Morais, C. G. B., Silva, C. R. S., & Mendonça, A. K. S. (2017). Utilização de dispositivo móvel com realidade aumentada: um estudo de caso na educação infantil com o aplicativo cubo kids. In Anais eletrônicos (pp. 225 – 234). Recife/PE. doi: 10.5753/cbie.wie.2017.225. [GS Search]

More, A. T., Pereira, G., Silva, W. A., Rodrigues, L. C., Kaimoti, A. L. A., & Queiroga, A. P. G. (2016). Cartilha digital 3d como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada. In (pp. 895 – 903). Uberlandia/MG. doi: 10.5753/cbie.wie.2016.895. [GS Search]

Nascimento, I., Amaral Neto, J. R., Silva Junior, L. O., Costa, T. K. L., & Oliveira, W. (2022). Os efeitos da gamificação personalizada na experiência de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Informática e Educação, 30. doi: 10.5753/rbie.2022.2650 . [GS Search]

Nascimento, J. (2009). Informática aplicada à educação. Brasília/DF: Universidade de Brasília. [Link]

NIC.br (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras : Tic educação 2019 (1st ed.). São Paulo/SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil. [Link]

Rocha, C. P. d. (2020). A realidade aumentada como estratégia pedagógica na alfabetização na prática no atendimento educacional especializado. Dissertação de mestrado, Centro Universitário UniCarioca, Rio de Janeiro/RJ. [Link]

Santos, A. Q. d. (2018). Gamealfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental. Dissertação de mestrado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus/AM. [GS Search]

SBC (2019). Diretrizes para o ensino da computação na educação básica. Disponível em [Link].

Silva, T. S. C., Silva, M. M., & de Melo, J. C. B. (2019). Adoletras: Uma análise do jogo em realidade aumentada para auxiliar na alfabetização. In Anais eletrônicos (pp. 229 – 238). Maceió/AL. [GS Search]

Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação(25). [GS Search]

Soares, M. (2018). Alfabetização e letramento (7th ed.).

Valente, J. (2008). Diferentes usos do computador na educação. Revista Educação Pública, 12. [GS Search]

Veen, W., & Vrakking, B. (2009). Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre/RS: Artmed.[GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-01

Como Citar

LIMA, M. B. de; ARAÚJO, M. J. R.; CORRÊA, S. de J. do C. Desenvolvimento de aplicativo de Realidade Aumentada para auxílio no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil: um estudo no ensino fundamental menor. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 602–630, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2916. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2916. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia