Um estudo das competências digitais dos docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo

Autores

  • Lilian Saldanha Marroni Faculdade de Tecnologia (FT) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Instituto Federal de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0003-1780-661X
  • Marco Antonio Garcia de Carvalho Faculdade de Tecnologia (FT) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-1941-6036

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2943

Palavras-chave:

TIC, Competência Digital, Ensino Superior, Formação de Professores

Resumo

A incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) trouxe possibilidades e desafios para o campo educacional, exigindo dos docentes novas competências capazes de criar e utilizar estratégias digitais para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar as competências digitais dos professores do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo e sua relação com as variáveis gênero, idade e tempo de docência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, com aplicação do questionário de autoavaliação DigCompEdu Check-In. Dos 195 professores participantes, 90 (46%) eram do gênero feminino e 105 (54%) do gênero masculino. Os resultados demonstram que os docentes possuem um nível intermediário de proficiência digital e que não existem diferenças significativas relacionadas à variável idade quando correlacionadas ao seu desempenho. Os professores se sobressaíram em diversas competências, com destaque para Desenvolvimento Profissional Digital Contínuo,   Orientação no Ensino e Aprendizagem, além de Criação e Modificação de Recursos Digitais. Porém, os resultados também ​revelaram deficiências em diversas outras competências, cujas maiores fragilidades ocorreram nas dimensões das Competências Pedagógicas e Competências dos Estudantes, indicando a necessidade de ações formativas para o desenvolvimento de tais competências docentes.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-12

Como Citar

MARRONI, L. S.; CARVALHO, M. A. G. de. Um estudo das competências digitais dos docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 869–886, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2943. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2943. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia

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