Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira

Autores

  • Márcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pensamento Computacional, História, Informática na Educação, Tendências Pedagógicas, Práticas Pedagógicas com Tecnologias, Educação Básica

Resumo

Atividades que propõem o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) têm sido cada vez mais empregadas em ambientes escolares, e algumas contribuições para o desenvolvimento de aspectos cognitivos têm sido relatadas na literatura. Todavia, considerando que o esforço de inserir o PC na Educação não é tão recente, mas tem raízes no início da história da Informática na Educação, e que as práticas pedagógicas devem ser pensadas e conduzidas com objetivos claros, em conformidade com a visão de mundo que se tem e que se almeja, é pertinente refletir acerca das razões que justificam atividades com PC na escola, e sobre o que a história nos ensina a respeito da sua integração aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo tem por finalidade promover essa reflexão a partir de um olhar histórico sobre a trajetória da Informática na Educação brasileira, buscando compreender as implicações do contexto sociocultural em cada momento, as concepções de relação do homem com as tecnologias, e os impactos à forma como as tecnologias foram utilizadas na Educação, relacionando com as tendências pedagógicas implícitas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que a realidade cibercultural contemporânea incita e justifica o interesse pela inserção do PC nas escolas, porém, requer que sejam considerados aspectos como concepções pedagógicas e visão equilibrada sobre o papel das tecnologias na Educação, formação de professores e alinhamento das atividades de desenvolvimento do PC com os conteúdos curriculares

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Biografia do Autor

Márcia Regina Kaminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Instrutora de Informática Educacional na Rede Municipal de Educação de Cascavel-PR e Docente no Centro Universitário UNIVEL - Cascavel - PR. Tem interesse em pesquisa nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Pensamento Computacional e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologias Ativas de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino - GTIE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5705-0322

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou à atuar como colaborador em 2018. Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, conceito 4), campus Cascavel.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-27

Como Citar

KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 604–633, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.604. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2970. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

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