Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.273

Palavras-chave:

Ecossistemas de Software, Ensino de Engenharia de Software, Jogos Educacionais

Resumo

A área de engenharia de software (ES) tem avançado em pesquisas teóricas e aplicadas, buscando atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Evolução tecnológica e mudanças constantes no desenvolvimento de software, além de experiências da indústria, trazem desafios para a área. Neste contexto, instituições de ensino têm dificuldades para se adaptar a este cenário e lidar com a abrangência de novos temas em ES. Novos temas têm surgido e, dentre eles, pode-se destacar ecossistemas de software (ECOS), que tem ganhado destaque na indústria e levado a diversas pesquisas na área. Por ser um cenário novo e com diversos conceitos que precisam ser ensinados e que nem sempre são triviais, é importante que o conhecimento seja passado de forma clara e simples e que o processo de ensino-aprendizagem seja o mais atrativo possível. Tendo em vista que a área de ES tem utilizado jogos no ensino e que o tema ECOS, por ser novo, ainda é muito pouco explorado nesse sentido, este trabalho apresenta um jogo digital para apoiar o ensino de conceitos de ECOS, chamado Árvore de ECOS. O jogo foi construído seguindo o processo de desenvolvimento de jogos educacionais ENgAGED e verificado com alunos com base no modelo de avaliação MEEGA+. Para esta pesquisa, foram analisadas as dimensões usabilidade, desafio, satisfação, diversão, atenção focada, relevância e percepção da aprendizagem do modelo MEEGA+. Os resultados mostraram que, na percepção dos estudantes, o jogo ajuda no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos sobre ECOS, sendo mais atrativo para aqueles que não jogam com tanta frequência, pois o jogo foca em mecânicas e objetivos mais simples a fim de evitar outras barreiras ao processo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pereira dos Santos, UNIRIO

Rodrigo Pereira dos Santos é Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente é Coordenador do Curso de Mestrado. Lidera o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas Complexos da UNIRIO (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/522818). Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, onde realizou também o seu Pós-doutorado (PDJ/CNPq, 2016), e Bacharel em Ciência da Computação pela UFLA. Atuou como pesquisador visitante na University College London (BEX/CAPES, 2014-2015). Atuou como consultor em projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia de sistemas na indústria nacional pela Fundação Coppetec (2008-2017). Já publicou mais de 100 artigos em periódicos e congressos, sendo alguns deles premiados. Atua como revisor de periódicos das áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É editor-chefe da iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação e organizou edições especiais em periódicos como iSys, JBCS e JISA, além de volume na série Springer CCIS. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2006 e Coordenador do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da SBC. É avaliador de cursos superiores em Computação e Informática e avaliador institucional (Perfil TI) pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2011. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Seus principais campos de atuação são Engenharia de Sistemas Complexos (especialmente ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas) e Educação em Engenharia de Software. Foi coordenador científico de mais de 20 eventos (simpósios, trilhas e workshops) no Brasil e no exterior e proferiu comunicações (palestras, minicursos e tutoriais) em mais de 20 eventos nacionais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-02

Como Citar

FERREIRA, T. de S. D.; VIANA, D.; SANTOS, R. P. dos. Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 273–300, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.273. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2985. Acesso em: 1 maio. 2024.

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